A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS: O ECLIPSE DA RAZÃO E A EMANCIPAÇÃO COM SINAIS TROCADOS.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21418 |
Resumo: | Para compreender a teoria normativa de Habermas, torna-se de fundamental importância que se compreenda sua concepção de pragmática formal. No arcabouço teórico de Habermas, a concepção de pragmática formal fundamenta-se em um tipo particular de aspiração, a partir da qual se compreende que tanto as características linguísticas e semânticas das orações, quanto alguns traços pragmáticos de emissões, poderiam ser racionalmente reconstruídos. Neste sentido, o procedimento técnico-procedimental adotado por Habermas fora o de delinear com precisão o conjunto de preceitos necessários a um falante ideal, que ao dominá-los seria capaz de construir um conjunto de orações, bem como emiti-las, de tal forma a tornarem-se admissíveis a um ouvinte ideal. Ora, como as relações intersubjetivas se constituem e se desenvolvem entre falante e ouvinte ideais – no âmbito da metafísica e do em-si-mesmamento individual neoracionalista –, a competência comunicativa só poderia ser concebida enquanto forma conceitual, que passaria a ser reconstituída em bases racionais, de tal maneira a se impor de forma universal. |
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A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS: O ECLIPSE DA RAZÃO E A EMANCIPAÇÃO COM SINAIS TROCADOS.Jürgen HabermasSociologia da EducaçãoFilosofia da EducaçãoPara compreender a teoria normativa de Habermas, torna-se de fundamental importância que se compreenda sua concepção de pragmática formal. No arcabouço teórico de Habermas, a concepção de pragmática formal fundamenta-se em um tipo particular de aspiração, a partir da qual se compreende que tanto as características linguísticas e semânticas das orações, quanto alguns traços pragmáticos de emissões, poderiam ser racionalmente reconstruídos. Neste sentido, o procedimento técnico-procedimental adotado por Habermas fora o de delinear com precisão o conjunto de preceitos necessários a um falante ideal, que ao dominá-los seria capaz de construir um conjunto de orações, bem como emiti-las, de tal forma a tornarem-se admissíveis a um ouvinte ideal. Ora, como as relações intersubjetivas se constituem e se desenvolvem entre falante e ouvinte ideais – no âmbito da metafísica e do em-si-mesmamento individual neoracionalista –, a competência comunicativa só poderia ser concebida enquanto forma conceitual, que passaria a ser reconstituída em bases racionais, de tal maneira a se impor de forma universal.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2141810.9771/gmed.v10i2.21418Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 58-782175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21418/16670Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo Lira2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21418Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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