"Mudar para que tudo fique como está”: a reforma do ensino médio e o aprofundamento da dependência educacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino Castro, Matheus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Felippe de Oliveira, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48180
Resumo: Este estudo almeja pesquisar a Reforma do Ensino Médio (REM), suas determinações e consequências para a educação pública. Partimos da Teoria Marxista da Dependência como forma de analisar a realidade brasileira e, a partir dela, compreender as contradições da REM, gestada em um contexto de crise do capitalismo para satisfazer os imperativos de ampliação da acumulação de capital além de consolidação da dominação social. Analisamos, além da legislação nacional, o Plano de Implementação do “Novo Ensino Médio” na rede estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ, 2021). Constatamos que a implementação da REM resultará em: expropriação do conhecimento científico da juventude e a sua conformação aos valores do capital, além da retirada de direitos trabalhistas e privatização da educação pública, agravando o quadro de dependência educacional. 
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