Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro Barbosa, Lia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46776
Resumo: As revoluções latino-americanas e caribenhas foram, em si mesmas, processos pedagógicos que conformaram um sujeito histórico-político popular e uma concepção de educação voltada para a consolidação de uma formação humana ancorada em um horizonte emancipatório. A Revolução Cubana é uma revolução em vigor, que nos legou lições a respeito de uma concepção de educação socialista. O artigo analisa esta concepção, partindo de quatro aspectos: os antecedentes pedagógicos da concepção de educação; os fundamentos educacionais, filosóficos e pedagógicos da revolução; a centralidade da alfabetização e da revolução agroecológica e, finalmente, os aprendizados resultantes deste processo que dura mais de seis décadas  
id UFBA-10_26f2c107be1cdd23f2162f299b3089cd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/46776
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?Educação SocialistaRevolução CubanaPensamento PedagógicoAmérica LatinaCaribeAs revoluções latino-americanas e caribenhas foram, em si mesmas, processos pedagógicos que conformaram um sujeito histórico-político popular e uma concepção de educação voltada para a consolidação de uma formação humana ancorada em um horizonte emancipatório. A Revolução Cubana é uma revolução em vigor, que nos legou lições a respeito de uma concepção de educação socialista. O artigo analisa esta concepção, partindo de quatro aspectos: os antecedentes pedagógicos da concepção de educação; os fundamentos educacionais, filosóficos e pedagógicos da revolução; a centralidade da alfabetização e da revolução agroecológica e, finalmente, os aprendizados resultantes deste processo que dura mais de seis décadas  Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4677610.9771/gmed.v13i3.46776Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 125-1432175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46776/25790Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro Barbosa, Lia 2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/46776Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
title Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
spellingShingle Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
Pinheiro Barbosa, Lia
Educação Socialista
Revolução Cubana
Pensamento Pedagógico
América Latina
Caribe
title_short Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
title_full Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
title_fullStr Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
title_full_unstemmed Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
title_sort Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
author Pinheiro Barbosa, Lia
author_facet Pinheiro Barbosa, Lia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro Barbosa, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Socialista
Revolução Cubana
Pensamento Pedagógico
América Latina
Caribe
topic Educação Socialista
Revolução Cubana
Pensamento Pedagógico
América Latina
Caribe
description As revoluções latino-americanas e caribenhas foram, em si mesmas, processos pedagógicos que conformaram um sujeito histórico-político popular e uma concepção de educação voltada para a consolidação de uma formação humana ancorada em um horizonte emancipatório. A Revolução Cubana é uma revolução em vigor, que nos legou lições a respeito de uma concepção de educação socialista. O artigo analisa esta concepção, partindo de quatro aspectos: os antecedentes pedagógicos da concepção de educação; os fundamentos educacionais, filosóficos e pedagógicos da revolução; a centralidade da alfabetização e da revolução agroecológica e, finalmente, os aprendizados resultantes deste processo que dura mais de seis décadas  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46776
10.9771/gmed.v13i3.46776
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46776
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.46776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46776/25790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 125-143
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519179890688