O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490 |
Resumo: | O artigo argumenta ser necessário que a educação escolar, em seu trabalho de difusão do conhecimento objetivo, supere tanto o negacionismo como o relativismo. Em apoio à tese do significado político do conhecimento objetivo e de sua difusão, o artigo analisa aspectos dos conhecimentos científicos que podem contribuir para o enriquecimento da concepção de mundo dos alunos. A análise desses aspectos apoia-se na tese de que uma tendência existente no desenvolvimento histórico da ciência é a de sua aproximação à filosofia materialista, histórica e dialética. O artigo se posiciona criticamente em relação a três concepções curriculares hegemônicas e, também, à famosa contraposição entre aprendizagem ativa e passiva. |
id |
UFBA-10_2f67045089e18211e838a7f4fdfb458f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51490 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo Conhecimento objetivoPedagogia histórico-críticaNegacionismoPós-modernismoFilosofia marxistaO artigo argumenta ser necessário que a educação escolar, em seu trabalho de difusão do conhecimento objetivo, supere tanto o negacionismo como o relativismo. Em apoio à tese do significado político do conhecimento objetivo e de sua difusão, o artigo analisa aspectos dos conhecimentos científicos que podem contribuir para o enriquecimento da concepção de mundo dos alunos. A análise desses aspectos apoia-se na tese de que uma tendência existente no desenvolvimento histórico da ciência é a de sua aproximação à filosofia materialista, histórica e dialética. O artigo se posiciona criticamente em relação a três concepções curriculares hegemônicas e, também, à famosa contraposição entre aprendizagem ativa e passiva.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5149010.9771/gmed.v14i3.51490Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 55-722175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490/28266Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Newton2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51490Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
title |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
spellingShingle |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo Duarte, Newton Conhecimento objetivo Pedagogia histórico-crítica Negacionismo Pós-modernismo Filosofia marxista |
title_short |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
title_full |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
title_fullStr |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
title_full_unstemmed |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
title_sort |
O significado político da objetividade do conhecimento e de sua difusão: argumentos contra o negacionismo e o relativismo |
author |
Duarte, Newton |
author_facet |
Duarte, Newton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento objetivo Pedagogia histórico-crítica Negacionismo Pós-modernismo Filosofia marxista |
topic |
Conhecimento objetivo Pedagogia histórico-crítica Negacionismo Pós-modernismo Filosofia marxista |
description |
O artigo argumenta ser necessário que a educação escolar, em seu trabalho de difusão do conhecimento objetivo, supere tanto o negacionismo como o relativismo. Em apoio à tese do significado político do conhecimento objetivo e de sua difusão, o artigo analisa aspectos dos conhecimentos científicos que podem contribuir para o enriquecimento da concepção de mundo dos alunos. A análise desses aspectos apoia-se na tese de que uma tendência existente no desenvolvimento histórico da ciência é a de sua aproximação à filosofia materialista, histórica e dialética. O artigo se posiciona criticamente em relação a três concepções curriculares hegemônicas e, também, à famosa contraposição entre aprendizagem ativa e passiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490 10.9771/gmed.v14i3.51490 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51490/28266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 55-72 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519598272512 |