EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18245 |
Resumo: | O propósito deste estudo é apontar o papel desempenhado pelos movimentos sociais brasileiros na defesa do direito de acesso e permanência na escola das populações rurais, por meio da formulação e implantação de políticas de educação do e no campo. Optamos por empreender uma pesquisa bibliográfica e concentramos as nossas investigações e análises centrais nos escritos de Arroio (2005), Duarte (2008), Molina (2008), Caldart (2008), Molina e Jesus (2010), Hage (2014), em diversos documentos oficiais do governo brasileiro e nos relatórios dos Fóruns Nacionais de Educação do Campo (2012; 2013). O êxito dos movimentos sociais para o estabelecimento e desenvolvimento da educação do e no campo é constatado, porém, boa parte das políticas praticadas pelo Estado evidencia a distância entre a forma de implementação da política e a essência das reivindicações realizadas pelos movimentos sociais. |
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