EDUCAÇÃO DE CLASSE E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL: A ESCOLA NOVA E O DISCURSO DA PSICOTÉCNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisabete Gonçalves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14866
Resumo: Discute o pensamento pedagógico e social da Escola Nova relacionando-o com o projeto liberal-industrializante que entrou em curso no Brasil na década de 1930 impulsionado pelos industriais paulistas. Objetiva mostrar a adesão dos industriais aos fundamentos da Escola Nova, às teses de homogeneização cultural tendo em vista a consolidação da ideologia industrialista e de seu projeto de sociedade Em termos teóricos e metodológicos trata-se de uma pesquisa pautada nas análises Gramsci sobre Estado, sociedade civil e hegemonia. Avança analisando como as lideranças empresariais, imprimiram sua direção às elites políticas, escamoteando seus interesses sob a ótica da neutralidade cientifica ensejada em discursos em prol da modernidade capitalista, entendida pelos pioneiros da educação nova e seus aliados como a única saída para retirar o Brasil de seu atraso histórico.
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