O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9511 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital. |
id |
UFBA-10_34ddf8790f9a68455d60ef58057dc66a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9511 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA.noção de competênciaontologia marxianaeducação do trabalhadorlógica do capital O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital. Universidade Federal da Bahia2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/951110.9771/gmed.v6i1.9511Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 2772175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9511/8947Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNomeriano, Aline Soares2017-10-19T15:51:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9511Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:35Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
title |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
spellingShingle |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. Nomeriano, Aline Soares noção de competência ontologia marxiana educação do trabalhador lógica do capital |
title_short |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
title_full |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
title_fullStr |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
title_full_unstemmed |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
title_sort |
O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA MARXIANA. |
author |
Nomeriano, Aline Soares |
author_facet |
Nomeriano, Aline Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nomeriano, Aline Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
noção de competência ontologia marxiana educação do trabalhador lógica do capital |
topic |
noção de competência ontologia marxiana educação do trabalhador lógica do capital |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9511 10.9771/gmed.v6i1.9511 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9511 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v6i1.9511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9511/8947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 277 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516185157632 |