O Capital contra a educação da classe trabalhadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33557 |
Resumo: | Em especial, a análise dos documentos oficiais com os quais o Capital coordena a organização da vida social evidenciam a profundidade e a violência do ataque contra os interesses e necessidades dos trabalhadores. A direção da política econômica nestes documentos emitidos pelos órgãos centrais de gestão do capitalismo mundial, como o Banco Mundial, revelam os eixos de uma reestruturação das tarefas do Estado nas relações de produção capitalistas, com vistas a tornar mais agressivo seu direcionamento para o atendimento dos interesses do capital financeiro. Esta reforma impacta especialmente as políticas sociais e a política nacional de ciência e tecnologia. São a prova de uma ação orquestrada de ataques do capital contra a classe trabalhadora, que subordinama vida insignificante e excedente dos que produzem a riqueza – os trabalhadores – à gestão e ao controleda coisa pública conduzida, sob a perspectiva neoliberal, conforme os interesses do capital financeiro. Um ataque que evidencia o desespero pela preservação da acumulação privada assim como o desprezo e o sacrifício da força de trabalho que produz toda a riqueza social. Este Volume 11, Número 1 de Germinal expressa o esforço empreendido pelos intelectuais e educadores marxistas de realizar a crítica materialista e dialética desta conjuntura, enfrentando-a com radicalidade, reconhecendo o movimento da correlação de forças e os limites e possibilidades das políticas que foram possíveis no seio do embate entre capital e trabalho em nível mundial. São 25 manuscritos distribuídos nas seções Debates, Artigos, Entrevista, Documento e Resenha que, no conjunto, cumprem o papel de recuperar a lógica dos processos históricos, os agentes e os instrumentos que foram utilizados pelo Capital no processo coordenado de manter-se hegemônico no controle da produção da existência e na concentração de suas vantagens, mesmo quando parecia as dividir. |
id |
UFBA-10_3ce1a2191ca7db8134a17c6d315cdb4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33557 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O Capital contra a educação da classe trabalhadoraPolíticaEducaçãoCapitalismoEm especial, a análise dos documentos oficiais com os quais o Capital coordena a organização da vida social evidenciam a profundidade e a violência do ataque contra os interesses e necessidades dos trabalhadores. A direção da política econômica nestes documentos emitidos pelos órgãos centrais de gestão do capitalismo mundial, como o Banco Mundial, revelam os eixos de uma reestruturação das tarefas do Estado nas relações de produção capitalistas, com vistas a tornar mais agressivo seu direcionamento para o atendimento dos interesses do capital financeiro. Esta reforma impacta especialmente as políticas sociais e a política nacional de ciência e tecnologia. São a prova de uma ação orquestrada de ataques do capital contra a classe trabalhadora, que subordinama vida insignificante e excedente dos que produzem a riqueza – os trabalhadores – à gestão e ao controleda coisa pública conduzida, sob a perspectiva neoliberal, conforme os interesses do capital financeiro. Um ataque que evidencia o desespero pela preservação da acumulação privada assim como o desprezo e o sacrifício da força de trabalho que produz toda a riqueza social. Este Volume 11, Número 1 de Germinal expressa o esforço empreendido pelos intelectuais e educadores marxistas de realizar a crítica materialista e dialética desta conjuntura, enfrentando-a com radicalidade, reconhecendo o movimento da correlação de forças e os limites e possibilidades das políticas que foram possíveis no seio do embate entre capital e trabalho em nível mundial. São 25 manuscritos distribuídos nas seções Debates, Artigos, Entrevista, Documento e Resenha que, no conjunto, cumprem o papel de recuperar a lógica dos processos históricos, os agentes e os instrumentos que foram utilizados pelo Capital no processo coordenado de manter-se hegemônico no controle da produção da existência e na concentração de suas vantagens, mesmo quando parecia as dividir.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3355710.9771/gmed.v11i1.33557Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 1-162175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33557/19398Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Margarida de MendonçaLopes, Vania Pereira MoraesEspírito Santo Filho, Edson Espírito SantoSousa, Itamar Silva2019-09-22T22:09:13Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33557Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-22T22:09:13Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
title |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
spellingShingle |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora Peixoto, Elza Margarida de Mendonça Política Educação Capitalismo |
title_short |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
title_full |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
title_fullStr |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
title_full_unstemmed |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
title_sort |
O Capital contra a educação da classe trabalhadora |
author |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
author_facet |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça Lopes, Vania Pereira Moraes Espírito Santo Filho, Edson Espírito Santo Sousa, Itamar Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Vania Pereira Moraes Espírito Santo Filho, Edson Espírito Santo Sousa, Itamar Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça Lopes, Vania Pereira Moraes Espírito Santo Filho, Edson Espírito Santo Sousa, Itamar Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educação Capitalismo |
topic |
Política Educação Capitalismo |
description |
Em especial, a análise dos documentos oficiais com os quais o Capital coordena a organização da vida social evidenciam a profundidade e a violência do ataque contra os interesses e necessidades dos trabalhadores. A direção da política econômica nestes documentos emitidos pelos órgãos centrais de gestão do capitalismo mundial, como o Banco Mundial, revelam os eixos de uma reestruturação das tarefas do Estado nas relações de produção capitalistas, com vistas a tornar mais agressivo seu direcionamento para o atendimento dos interesses do capital financeiro. Esta reforma impacta especialmente as políticas sociais e a política nacional de ciência e tecnologia. São a prova de uma ação orquestrada de ataques do capital contra a classe trabalhadora, que subordinama vida insignificante e excedente dos que produzem a riqueza – os trabalhadores – à gestão e ao controleda coisa pública conduzida, sob a perspectiva neoliberal, conforme os interesses do capital financeiro. Um ataque que evidencia o desespero pela preservação da acumulação privada assim como o desprezo e o sacrifício da força de trabalho que produz toda a riqueza social. Este Volume 11, Número 1 de Germinal expressa o esforço empreendido pelos intelectuais e educadores marxistas de realizar a crítica materialista e dialética desta conjuntura, enfrentando-a com radicalidade, reconhecendo o movimento da correlação de forças e os limites e possibilidades das políticas que foram possíveis no seio do embate entre capital e trabalho em nível mundial. São 25 manuscritos distribuídos nas seções Debates, Artigos, Entrevista, Documento e Resenha que, no conjunto, cumprem o papel de recuperar a lógica dos processos históricos, os agentes e os instrumentos que foram utilizados pelo Capital no processo coordenado de manter-se hegemônico no controle da produção da existência e na concentração de suas vantagens, mesmo quando parecia as dividir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33557 10.9771/gmed.v11i1.33557 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33557 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i1.33557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33557/19398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 1-16 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518278115328 |