IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maíra Tavares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649
Resumo: Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior.  
id UFBA-10_4176b7674f510fbd59e50eb4f569238b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9649
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIORIdeologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior.   Universidade Federal da Bahia2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenha crítica;application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/964910.9771/gmed.v5i1.9649Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 225-2352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649/7063Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Maíra Tavares2017-10-19T15:50:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9649Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:50:57Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Mendes, Maíra Tavares
Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.
title_short IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_sort IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
author Mendes, Maíra Tavares
author_facet Mendes, Maíra Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maíra Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.
topic Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.
description Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resenha crítica;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649
10.9771/gmed.v5i1.9649
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v5i1.9649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649/7063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 225-235
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516275335168