IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649 |
Resumo: | Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior. |
id |
UFBA-10_4176b7674f510fbd59e50eb4f569238b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9649 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIORIdeologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior. Universidade Federal da Bahia2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenha crítica;application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/964910.9771/gmed.v5i1.9649Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 225-2352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649/7063Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Maíra Tavares2017-10-19T15:50:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9649Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:50:57Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Mendes, Maíra Tavares Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior. |
title_short |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR |
author |
Mendes, Maíra Tavares |
author_facet |
Mendes, Maíra Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maíra Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior. |
topic |
Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior. |
description |
Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resenha crítica; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649 10.9771/gmed.v5i1.9649 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v5i1.9649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9649/7063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 225-235 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516275335168 |