Reestruturação produtiva, conhecimento e adequação da universidade aos moldes empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncato Marques Anes, Rodrigo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43516
Resumo: O presente texto de revisão teórica apresenta uma análise crítica, fundamentada no pensamento histórico-dialético, acerca das transformações do mundo do trabalho vivenciadas a partir das últimas décadas do século passado, com o objetivo de compreender como o conhecimento passa a representar a “nova moeda de poder” (KUMAR, 1997, p. 26) do capitalismo globalizado, exigindo adequações da universidade para o cumprimento de um modelo de formação flexível e empresarial. Modelo este que, no Brasil, foi instituído a partir de reformas políticas guiadas por princípios neoliberais, interessadas no controle do capital sobre o trabalho. Concluímos que mesmo havendo espaços de contestação ao sentido empresarial de universidade, tais resistências não têm sido suficientes para impedir nos dias atuais o avanço das forças ideológicas que reconhecem o conhecimento como mercadoria.
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