Reflexões acerca dos conceitos de Estado, hegemonia e educação na obra de Antonio Gramsci sob a interpretação de seus comentadores: entre divergências e convergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávio Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44717
Resumo: O nosso objetivo é apontar a relação entre as definições sobre Estado, hegemonia e educação em suas similaridades e diferenciações, considerando a essência da fundamentação teórica gramsciana e dos estudiosos que se dedicaram à sua compreensão. Diante da complexidade teórica de Gramsci e da diversidade de sua interpretação, optamos por uma pesquisa bibliográfica, pois nos possibilitou verificar a importância que têm as obras de referência e demais escritos selecionados para a realização deste estudo, visto que constituem fonte perene da qual retiramos as evidências para apoiar os nossos argumentos. Entendemos que a relação entre Estado, hegemonia e educação não pode desprezar os aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos e culturais.
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