DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25955 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes, no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo, elencamos três pontos: sociologicamente, influenciado por K. Mannheim, Florestan preconizava a aplicação da ciência na formação do cidadão democrático, participante de um momento de desenvolvimento industrial e tecnológico; pedagogicamente, o autor propunha que as relações entre professor e aluno fossem democráticas e em questões políticas, que a verba pública fosse destinada somente à escolar pública. A leitura do autor, mesmo ao passar de 60 anos, certamente nos oferecerá reflexões atualíssimas sobre a educação brasileira e seus dilemas. |
id |
UFBA-10_48f67fccdad20c216981cc16b3f1e2c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25955 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICAO artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandesno movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-loelencamos três pontossociologicamenteinfluenciado por K. MannheimFlorestan preconizavO artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes, no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo, elencamos três pontos: sociologicamente, influenciado por K. Mannheim, Florestan preconizava a aplicação da ciência na formação do cidadão democrático, participante de um momento de desenvolvimento industrial e tecnológico; pedagogicamente, o autor propunha que as relações entre professor e aluno fossem democráticas e em questões políticas, que a verba pública fosse destinada somente à escolar pública. A leitura do autor, mesmo ao passar de 60 anos, certamente nos oferecerá reflexões atualíssimas sobre a educação brasileira e seus dilemas.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2595510.9771/gmed.v10i2.25955Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 145-1542175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25955/16663Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessOkumura, Julio Hideyshi2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25955Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
title |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA Okumura, Julio Hideyshi O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo elencamos três pontos sociologicamente influenciado por K. Mannheim Florestan preconizav |
title_short |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA |
author |
Okumura, Julio Hideyshi |
author_facet |
Okumura, Julio Hideyshi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okumura, Julio Hideyshi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo elencamos três pontos sociologicamente influenciado por K. Mannheim Florestan preconizav |
topic |
O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo elencamos três pontos sociologicamente influenciado por K. Mannheim Florestan preconizav |
description |
O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes, no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo, elencamos três pontos: sociologicamente, influenciado por K. Mannheim, Florestan preconizava a aplicação da ciência na formação do cidadão democrático, participante de um momento de desenvolvimento industrial e tecnológico; pedagogicamente, o autor propunha que as relações entre professor e aluno fossem democráticas e em questões políticas, que a verba pública fosse destinada somente à escolar pública. A leitura do autor, mesmo ao passar de 60 anos, certamente nos oferecerá reflexões atualíssimas sobre a educação brasileira e seus dilemas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Estudos Conjunturais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25955 10.9771/gmed.v10i2.25955 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25955 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i2.25955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25955/16663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 145-154 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517872316416 |