CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18050 |
Resumo: | Os artigos compilados neste Volume 8, N. 1 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate trazem reflexões sobre as determinações (e em certa medida, as refletem) e as possibilidades de movimento dos trabalhadores da educação em um quadro de crise sistêmica[i] e de caráter mundial do capitalismo, no qual, as relações nacionais e internacionais tornam-se extremamente complexas e desafiadoras para qualquer projeto de manutenção da hegemonia ou sua superação. Em que medida podemos evitar arrogar um artigo de fundo, que, para além de restringir-se à descrição burocrática do conteúdo do número, evitando isentar-se, ao menos pontue a conjuntura a que remetem (ou sobre que calam) os artigos aqui retratados? Desafia-mo-nos, sem a pretensão do esgotamento, a inventariar dados, referências, posições sobre o quadro de crise, com a angústia que marca nossas subjetividades – nestes tempos em que urge uma vanguarda que analise com atenção o quadro corrente e aponte a direção das lutas. Tempos em que há muito para prestar atenção nos movimentos de transformação em um modo de produção[ii] em crise. |
id |
UFBA-10_4a67d9470d6c15fef1b7c414d7dc3b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18050 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃOConjunturaLuta de Classes e EducaçãoOs artigos compilados neste Volume 8, N. 1 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate trazem reflexões sobre as determinações (e em certa medida, as refletem) e as possibilidades de movimento dos trabalhadores da educação em um quadro de crise sistêmica[i] e de caráter mundial do capitalismo, no qual, as relações nacionais e internacionais tornam-se extremamente complexas e desafiadoras para qualquer projeto de manutenção da hegemonia ou sua superação. Em que medida podemos evitar arrogar um artigo de fundo, que, para além de restringir-se à descrição burocrática do conteúdo do número, evitando isentar-se, ao menos pontue a conjuntura a que remetem (ou sobre que calam) os artigos aqui retratados? Desafia-mo-nos, sem a pretensão do esgotamento, a inventariar dados, referências, posições sobre o quadro de crise, com a angústia que marca nossas subjetividades – nestes tempos em que urge uma vanguarda que analise com atenção o quadro corrente e aponte a direção das lutas. Tempos em que há muito para prestar atenção nos movimentos de transformação em um modo de produção[ii] em crise. Universidade Federal da Bahia2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão,application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1805010.9771/gmed.v8i1.18050Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 1-192175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18050/11708Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Margarida de Mendonça2017-10-19T15:53:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18050Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
title |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO Peixoto, Elza Margarida de Mendonça Conjuntura Luta de Classes e Educação |
title_short |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
title_full |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
title_sort |
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
author |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
author_facet |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conjuntura Luta de Classes e Educação |
topic |
Conjuntura Luta de Classes e Educação |
description |
Os artigos compilados neste Volume 8, N. 1 de Germinal: Marxismo e Educação em Debate trazem reflexões sobre as determinações (e em certa medida, as refletem) e as possibilidades de movimento dos trabalhadores da educação em um quadro de crise sistêmica[i] e de caráter mundial do capitalismo, no qual, as relações nacionais e internacionais tornam-se extremamente complexas e desafiadoras para qualquer projeto de manutenção da hegemonia ou sua superação. Em que medida podemos evitar arrogar um artigo de fundo, que, para além de restringir-se à descrição burocrática do conteúdo do número, evitando isentar-se, ao menos pontue a conjuntura a que remetem (ou sobre que calam) os artigos aqui retratados? Desafia-mo-nos, sem a pretensão do esgotamento, a inventariar dados, referências, posições sobre o quadro de crise, com a angústia que marca nossas subjetividades – nestes tempos em que urge uma vanguarda que analise com atenção o quadro corrente e aponte a direção das lutas. Tempos em que há muito para prestar atenção nos movimentos de transformação em um modo de produção[ii] em crise. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão, |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18050 10.9771/gmed.v8i1.18050 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18050 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v8i1.18050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18050/11708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 1-19 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517183401984 |