PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marilda de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9734
Resumo: RESUMO: Este estudo examina materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor – Instituto Ayrton Senna (IAS) –, adotados por inúmeras esferas de governo no Brasil a partir de 1995. Tem por objetivo analisar conceitos de participação e trabalho voluntário na gestão da educação difundidos nesses materiais e sua relação com a reestruturação produtiva. O texto é parte de estudos do doutorado em Educação; com abordagem qualitativa, incluiu análise de documentos. Sobre o aspecto analisado, conclui-se que as mudanças no mundo do trabalho afetaram diretamente os referidos conceitos, ressignificando-os. A difusão dessas ideias influencia a política educacional e contribui para a substituição do papel do Estado na educação. Palavras-chave: participação; trabalho voluntário; gestão da educação.                     ABSTRACT: This study examines instructional materials of a Third Sector entity (Ayrton Senna Institute – IAS) which have been adopted by a number of spheres of government in Brazil since 1995. It aims at analyzing concepts of participation and volunteer work in education management as publicized in those materials and their relation with the restructuration of production. This text is part of doctorate studies in Education; with a qualitative approach, it includes a documental analysis. Regarding the aspect analyzed, it has been concluded that changes in the work world have directly affected the concepts mentioned by re-signifying them. The publicization of such ideas has influenced educational policies and contributed to the replacement of the State role in education. Keywords: participation, volunteer work, education management.     RESUMEN: Este estudio examina materiales instrucionales de una unidad del Tercer Sector – Instituto Ayrton Senna (IAS) -, adoptado por innúmeras esferas del gobierno en Brasil a partir de 1995. Tiene por objetivo analizar conceptos de participación y trabajo voluntario en gestión de la educación difundidos en estos materiales y su relación con la reestructuración productiva. El texto es parte de estudios del doctorado en Educación; con abordaje cualitativa, incluye análisis de documentos. Sobre el aspecto averiguado, concluyese que las mudanzas en el mundo del trabajo afectaron directamente los referidos conceptos, resinificándolos. La difusión de esas ideas influyen la política educacional y contribuye para la sustitución del papel del Estado en la educación. Palabras clave: participación; trabajo voluntario; gestión de educación.                
id UFBA-10_4aefa9af5a8cde10f303e18b1f91d96d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9734
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓNparticipaçãotrabalho voluntáriogestão da educação RESUMO: Este estudo examina materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor – Instituto Ayrton Senna (IAS) –, adotados por inúmeras esferas de governo no Brasil a partir de 1995. Tem por objetivo analisar conceitos de participação e trabalho voluntário na gestão da educação difundidos nesses materiais e sua relação com a reestruturação produtiva. O texto é parte de estudos do doutorado em Educação; com abordagem qualitativa, incluiu análise de documentos. Sobre o aspecto analisado, conclui-se que as mudanças no mundo do trabalho afetaram diretamente os referidos conceitos, ressignificando-os. A difusão dessas ideias influencia a política educacional e contribui para a substituição do papel do Estado na educação. Palavras-chave: participação; trabalho voluntário; gestão da educação.                     ABSTRACT: This study examines instructional materials of a Third Sector entity (Ayrton Senna Institute – IAS) which have been adopted by a number of spheres of government in Brazil since 1995. It aims at analyzing concepts of participation and volunteer work in education management as publicized in those materials and their relation with the restructuration of production. This text is part of doctorate studies in Education; with a qualitative approach, it includes a documental analysis. Regarding the aspect analyzed, it has been concluded that changes in the work world have directly affected the concepts mentioned by re-signifying them. The publicization of such ideas has influenced educational policies and contributed to the replacement of the State role in education. Keywords: participation, volunteer work, education management.     RESUMEN: Este estudio examina materiales instrucionales de una unidad del Tercer Sector – Instituto Ayrton Senna (IAS) -, adoptado por innúmeras esferas del gobierno en Brasil a partir de 1995. Tiene por objetivo analizar conceptos de participación y trabajo voluntario en gestión de la educación difundidos en estos materiales y su relación con la reestructuración productiva. El texto es parte de estudios del doctorado en Educación; con abordaje cualitativa, incluye análisis de documentos. Sobre el aspecto averiguado, concluyese que las mudanzas en el mundo del trabajo afectaron directamente los referidos conceptos, resinificándolos. La difusión de esas ideas influyen la política educacional y contribuye para la sustitución del papel del Estado en la educación. Palabras clave: participación; trabajo voluntario; gestión de educación.                 Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura e Pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/973410.9771/gmed.v6i1.9734Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 98-1082175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9734/8933Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marilda de Oliveira2017-10-19T15:51:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9734Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:35Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
title PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
spellingShingle PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
Costa, Marilda de Oliveira
participação
trabalho voluntário
gestão da educação
title_short PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
title_full PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
title_fullStr PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
title_full_unstemmed PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
title_sort PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
author Costa, Marilda de Oliveira
author_facet Costa, Marilda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marilda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv participação
trabalho voluntário
gestão da educação
topic participação
trabalho voluntário
gestão da educação
description RESUMO: Este estudo examina materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor – Instituto Ayrton Senna (IAS) –, adotados por inúmeras esferas de governo no Brasil a partir de 1995. Tem por objetivo analisar conceitos de participação e trabalho voluntário na gestão da educação difundidos nesses materiais e sua relação com a reestruturação produtiva. O texto é parte de estudos do doutorado em Educação; com abordagem qualitativa, incluiu análise de documentos. Sobre o aspecto analisado, conclui-se que as mudanças no mundo do trabalho afetaram diretamente os referidos conceitos, ressignificando-os. A difusão dessas ideias influencia a política educacional e contribui para a substituição do papel do Estado na educação. Palavras-chave: participação; trabalho voluntário; gestão da educação.                     ABSTRACT: This study examines instructional materials of a Third Sector entity (Ayrton Senna Institute – IAS) which have been adopted by a number of spheres of government in Brazil since 1995. It aims at analyzing concepts of participation and volunteer work in education management as publicized in those materials and their relation with the restructuration of production. This text is part of doctorate studies in Education; with a qualitative approach, it includes a documental analysis. Regarding the aspect analyzed, it has been concluded that changes in the work world have directly affected the concepts mentioned by re-signifying them. The publicization of such ideas has influenced educational policies and contributed to the replacement of the State role in education. Keywords: participation, volunteer work, education management.     RESUMEN: Este estudio examina materiales instrucionales de una unidad del Tercer Sector – Instituto Ayrton Senna (IAS) -, adoptado por innúmeras esferas del gobierno en Brasil a partir de 1995. Tiene por objetivo analizar conceptos de participación y trabajo voluntario en gestión de la educación difundidos en estos materiales y su relación con la reestructuración productiva. El texto es parte de estudios del doctorado en Educación; con abordaje cualitativa, incluye análisis de documentos. Sobre el aspecto averiguado, concluyese que las mudanzas en el mundo del trabajo afectaron directamente los referidos conceptos, resinificándolos. La difusión de esas ideas influyen la política educacional y contribuye para la sustitución del papel del Estado en la educación. Palabras clave: participación; trabajo voluntario; gestión de educación.                
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura e Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9734
10.9771/gmed.v6i1.9734
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9734
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v6i1.9734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9734/8933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 98-108
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516645482496