O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9650 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender o processo de transformação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) em Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ) com a consequente criação e implementação do Curso Normal Superior (CNS), no período de 1996 a 2008. A análise pautou-se no Materialismo Histórico, inaugurado por Marx e Engels e, por isso, trata-se de um estudo de caráter descritivo-analítico, de cunho dialético. São categorias desta pesquisa: o capitalismo dependente (Fernandes, 1981/1972), a hegemonia (GRAMSCI, 1999, v.1/1932-1933), a concepção marxista de ideologia (Marx, 1977/1859) e a de gênero do discurso (BAKHTIN, 1992). Para compreensão do objeto foram analisados documentos legais, registros institucionais, jornais e revistas e um estudo de cunho empírico (observação e entrevistas). A pesquisa permitiu concluir que a pedagogia instaurada no ISERJ e o extinto CNS/ISERJ se tornaram duas faces de uma mesma moeda. Essa nova (velha) formação docente, apesar de parecer trazer alguma mudança histórica, acaba por sublinhar as principais cristalizações do capitalismo e suas constantes reformas, a fim de salvaguardar a ordem. No jogo das forças políticas o velho se dissimula em novo. Arcaico e moderno se tornam os dois lados de uma sociedade de viés oligárquico e de condição dependente. Permaneceu, então, a mesma realidade: a contenção da luta dos trabalhadores e da transformação social. Palavras- chave: Política de Formação Docente- Curso Normal Superior- Instituto Superior de Educação- Pedagogia-Capitalismo Dependente |
id |
UFBA-10_4c766065e69cc9ba9afda46352e75c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9650 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,Tradição MarxistaO objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender o processo de transformação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) em Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ) com a consequente criação e implementação do Curso Normal Superior (CNS), no período de 1996 a 2008. A análise pautou-se no Materialismo Histórico, inaugurado por Marx e Engels e, por isso, trata-se de um estudo de caráter descritivo-analítico, de cunho dialético. São categorias desta pesquisa: o capitalismo dependente (Fernandes, 1981/1972), a hegemonia (GRAMSCI, 1999, v.1/1932-1933), a concepção marxista de ideologia (Marx, 1977/1859) e a de gênero do discurso (BAKHTIN, 1992). Para compreensão do objeto foram analisados documentos legais, registros institucionais, jornais e revistas e um estudo de cunho empírico (observação e entrevistas). A pesquisa permitiu concluir que a pedagogia instaurada no ISERJ e o extinto CNS/ISERJ se tornaram duas faces de uma mesma moeda. Essa nova (velha) formação docente, apesar de parecer trazer alguma mudança histórica, acaba por sublinhar as principais cristalizações do capitalismo e suas constantes reformas, a fim de salvaguardar a ordem. No jogo das forças políticas o velho se dissimula em novo. Arcaico e moderno se tornam os dois lados de uma sociedade de viés oligárquico e de condição dependente. Permaneceu, então, a mesma realidade: a contenção da luta dos trabalhadores e da transformação social. Palavras- chave: Política de Formação Docente- Curso Normal Superior- Instituto Superior de Educação- Pedagogia-Capitalismo DependenteUniversidade Federal da Bahia2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/965010.9771/gmed.v5i1.9650Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 2362175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9650/7064Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTONÁCIO, GLÓRIA MELO2017-10-19T15:50:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9650Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:50:57Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
title |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
spellingShingle |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, TONÁCIO, GLÓRIA MELO Tradição Marxista |
title_short |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
title_full |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
title_fullStr |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
title_full_unstemmed |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
title_sort |
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, |
author |
TONÁCIO, GLÓRIA MELO |
author_facet |
TONÁCIO, GLÓRIA MELO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TONÁCIO, GLÓRIA MELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tradição Marxista |
topic |
Tradição Marxista |
description |
O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender o processo de transformação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) em Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ) com a consequente criação e implementação do Curso Normal Superior (CNS), no período de 1996 a 2008. A análise pautou-se no Materialismo Histórico, inaugurado por Marx e Engels e, por isso, trata-se de um estudo de caráter descritivo-analítico, de cunho dialético. São categorias desta pesquisa: o capitalismo dependente (Fernandes, 1981/1972), a hegemonia (GRAMSCI, 1999, v.1/1932-1933), a concepção marxista de ideologia (Marx, 1977/1859) e a de gênero do discurso (BAKHTIN, 1992). Para compreensão do objeto foram analisados documentos legais, registros institucionais, jornais e revistas e um estudo de cunho empírico (observação e entrevistas). A pesquisa permitiu concluir que a pedagogia instaurada no ISERJ e o extinto CNS/ISERJ se tornaram duas faces de uma mesma moeda. Essa nova (velha) formação docente, apesar de parecer trazer alguma mudança histórica, acaba por sublinhar as principais cristalizações do capitalismo e suas constantes reformas, a fim de salvaguardar a ordem. No jogo das forças políticas o velho se dissimula em novo. Arcaico e moderno se tornam os dois lados de uma sociedade de viés oligárquico e de condição dependente. Permaneceu, então, a mesma realidade: a contenção da luta dos trabalhadores e da transformação social. Palavras- chave: Política de Formação Docente- Curso Normal Superior- Instituto Superior de Educação- Pedagogia-Capitalismo Dependente |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9650 10.9771/gmed.v5i1.9650 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9650 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v5i1.9650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9650/7064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA; 236 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516276383744 |