O materialismo histórico-dialético em estudos sobre formação de professores de Ciências da natureza no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stadler, João Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Carlos Alberto, Lambach, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45365
Resumo: Apresenta-se uma categorização inicial descritiva sobre o emprego do materialismo histórico-dialético em pesquisas sobre formação de professores de Ciências entre 2015 e 2020, com o intuito de fomentar a discussão sobre a apropriação do desse referencial epistemológico por pesquisas nesse campo. O corpus de análise foi constituído por três teses, nove dissertações, cinco artigos em periódicos e um trabalho em anais de evento. Por meio da análise de similitude dos resumos dos trabalhos, via Iramuteq, e categorização a posteriori de acordo com: o contexto de produção; a metodologia de pesquisa; as categorias dialéticas empregadas; e os referenciais teóricos utilizados, foi possível evidenciar três movimentos de apropriação do referencial, além da maior preocupação com estudos sincrônicos, em detrimento de estudos diacrônicos e da relação não clara com as categorias centrais do referencial. Estes pontos, em conjunto com a variedade de métodos, instrumentos de coleta e análise de dados permitem inferir que há fragilidades no entendimento deste referencial em sua totalidade.
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