Os reformadores empresariais da educação e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos em disputa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33157 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade abordar a relação entre a Reforma do Ensino Médio no Brasil com os interesses em disputa da formação. Assim, buscou-se compreender o movimento realizado por setores do empresariado ainda na década de 1990, no marco das reformas neoliberais para as políticas educacionais. Realizou-se a análise bibliográfica e documental, para discutir os respectivos alinhamentos destas legislações com as propostas dos reformadores empresariais da educação. A análise aponta como o empresariado organizou-se em torno da Confederação Nacional da Indústria e Movimento Todos Pela Educação com propostas de privatização, publicização da oferta de vagas escolares e flexibilização do currículo. |
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