Os reformadores empresariais da educação e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Edson do Espirito Santo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Vânia Pereira Moraes, Iora, Jacob Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33157
Resumo: O presente artigo tem como finalidade abordar a relação entre a Reforma do Ensino Médio no Brasil com os interesses em disputa da formação. Assim, buscou-se compreender o movimento realizado por setores do empresariado ainda na década de 1990, no marco das reformas neoliberais para as políticas educacionais. Realizou-se a análise bibliográfica e documental, para discutir os respectivos alinhamentos destas legislações com as propostas dos reformadores empresariais da educação. A análise aponta como o empresariado organizou-se em torno da Confederação Nacional da Indústria e Movimento Todos Pela Educação com propostas de privatização, publicização da oferta de vagas escolares e flexibilização do currículo.
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