MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458 |
Resumo: | Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88). |
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MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINOMarxismo e EducaçãoTodos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).Universidade Federal da Bahia2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/945810.9771/gmed.v3i2.9458Germinal: marxismo e educação em debate; v. 3 n. 2 (2011): HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO; 109-1342175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458/6890Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDangeville, Roger2017-10-19T15:49:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9458Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:57Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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