MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dangeville, Roger
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458
Resumo: Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).
id UFBA-10_67266663375fb8ae200b7c646d8e6d2b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9458
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINOMarxismo e EducaçãoTodos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).Universidade Federal da Bahia2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/945810.9771/gmed.v3i2.9458Germinal: marxismo e educação em debate; v. 3 n. 2 (2011): HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO; 109-1342175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458/6890Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDangeville, Roger2017-10-19T15:49:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9458Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:57Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
title MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
spellingShingle MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
Dangeville, Roger
Marxismo e Educação
title_short MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
title_full MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
title_fullStr MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
title_full_unstemmed MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
title_sort MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO
author Dangeville, Roger
author_facet Dangeville, Roger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dangeville, Roger
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo e Educação
topic Marxismo e Educação
description Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatação: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos não produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espírito foram, até aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situação cada vez mais desumana. Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vício fundamental. A partir desta observação, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma crítica incisiva. A esta crítica comunista correspondeu imediatamente, no domínio prático, o movimento da grande massa, contra a qual se tinha até então desenvolvida a evolução histórica (Marx-Engels. A Santa Família. In: Werke, 2, p.88).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458
10.9771/gmed.v3i2.9458
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v3i2.9458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9458/6890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 3 n. 2 (2011): HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO; 109-134
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515851710464