A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Joana Valente
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311
Resumo: A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação.
id UFBA-10_67ae83936c3315dc05785fa93f4ef04c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15311
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃOParticularidademétodo dialéticoeducação.A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação.Universidade Federal da Bahia2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1531110.9771/gmed.v8i2.15311Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 148-1562175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311/13107Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Joana ValenteFerreira, Benedito de Jesus Pinheiro2017-10-19T15:53:32Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15311Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:32Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
spellingShingle A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Santana, Joana Valente
Particularidade
método dialético
educação.
title_short A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title_full A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title_fullStr A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title_sort A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
author Santana, Joana Valente
author_facet Santana, Joana Valente
Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
author_role author
author2 Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Joana Valente
Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Particularidade
método dialético
educação.
topic Particularidade
método dialético
educação.
description A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311
10.9771/gmed.v8i2.15311
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v8i2.15311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311/13107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 148-156
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1754639323749154816