A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311 |
Resumo: | A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação. |
id |
UFBA-10_67ae83936c3315dc05785fa93f4ef04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15311 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃOParticularidademétodo dialéticoeducação.A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação.Universidade Federal da Bahia2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1531110.9771/gmed.v8i2.15311Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 148-1562175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311/13107Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Joana ValenteFerreira, Benedito de Jesus Pinheiro2017-10-19T15:53:32Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15311Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:32Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Santana, Joana Valente Particularidade método dialético educação. |
title_short |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
author |
Santana, Joana Valente |
author_facet |
Santana, Joana Valente Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Joana Valente Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Particularidade método dialético educação. |
topic |
Particularidade método dialético educação. |
description |
A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311 10.9771/gmed.v8i2.15311 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v8i2.15311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15311/13107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 148-156 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1754639323749154816 |