O COMPROMISSO EDUCACIONAL DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS: COLABORAÇÃO, SUBORDINAÇÃO OU OMISSÃO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13760 |
Resumo: | O artigo examina o poder, a atuação e a responsabilidade constitucional e legal dos governos federal, estaduais e municipais na educação básica. Mostra a fragilidade da colaboração entre eles, em virtude da preponderância do governo federal na formulação da legislação e responsabilização dos entes subnacionais na execução e financiamento das políticas educacionais. Entretanto, os governos estaduais também são responsáveis. Arrecadam muito mais impostos do que os municípios, porém reduziram drasticamente as matrículas no ensino fundamental de 1997 a 2012. Da mesma forma, os municípios são responsáveis, pois milhares deles diminuíram suas matrículas na educação básica de 2006 a 2012. |
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O COMPROMISSO EDUCACIONAL DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS: COLABORAÇÃO, SUBORDINAÇÃO OU OMISSÃO?Regime de colaboração. Legislação educacional. Educação básicaO artigo examina o poder, a atuação e a responsabilidade constitucional e legal dos governos federal, estaduais e municipais na educação básica. Mostra a fragilidade da colaboração entre eles, em virtude da preponderância do governo federal na formulação da legislação e responsabilização dos entes subnacionais na execução e financiamento das políticas educacionais. Entretanto, os governos estaduais também são responsáveis. Arrecadam muito mais impostos do que os municípios, porém reduziram drasticamente as matrículas no ensino fundamental de 1997 a 2012. Da mesma forma, os municípios são responsáveis, pois milhares deles diminuíram suas matrículas na educação básica de 2006 a 2012. Universidade Federal da Bahia2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudos conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1376010.9771/gmed.v8i1.13760Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 116-1252175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13760/11680Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavies, Nicholas2017-10-19T15:53:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13760Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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