A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezera, Danielle do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Walson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984
Resumo: Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.
id UFBA-10_7c6ecbc822b535c352ef032d4fe3641b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44984
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismoEstado capitalistaPedagogia Histórico-CríticaTransição do capitalismo para o socialismo/comunismoLuta de Classes.Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4498410.9771/gmed.v13i3.44984Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 259-2742175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984/25798Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezera, Danielle do NascimentoLopes, Walson2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44984Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
title A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
spellingShingle A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Rezera, Danielle do Nascimento
Estado capitalista
Pedagogia Histórico-Crítica
Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Luta de Classes.
title_short A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
title_full A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
title_fullStr A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
title_full_unstemmed A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
title_sort A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
author Rezera, Danielle do Nascimento
author_facet Rezera, Danielle do Nascimento
Lopes, Walson
author_role author
author2 Lopes, Walson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezera, Danielle do Nascimento
Lopes, Walson
dc.subject.por.fl_str_mv Estado capitalista
Pedagogia Histórico-Crítica
Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Luta de Classes.
topic Estado capitalista
Pedagogia Histórico-Crítica
Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Luta de Classes.
description Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984
10.9771/gmed.v13i3.44984
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.44984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984/25798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 259-274
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519123267584