A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984 |
Resumo: | Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista. |
id |
UFBA-10_7c6ecbc822b535c352ef032d4fe3641b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44984 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismoEstado capitalistaPedagogia Histórico-CríticaTransição do capitalismo para o socialismo/comunismoLuta de Classes.Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4498410.9771/gmed.v13i3.44984Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 259-2742175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984/25798Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezera, Danielle do NascimentoLopes, Walson2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44984Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
title |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
spellingShingle |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo Rezera, Danielle do Nascimento Estado capitalista Pedagogia Histórico-Crítica Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo Luta de Classes. |
title_short |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
title_full |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
title_fullStr |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
title_full_unstemmed |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
title_sort |
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo |
author |
Rezera, Danielle do Nascimento |
author_facet |
Rezera, Danielle do Nascimento Lopes, Walson |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Walson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezera, Danielle do Nascimento Lopes, Walson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado capitalista Pedagogia Histórico-Crítica Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo Luta de Classes. |
topic |
Estado capitalista Pedagogia Histórico-Crítica Transição do capitalismo para o socialismo/comunismo Luta de Classes. |
description |
Neste artigo, buscamos debater como os teóricos Karl Marx, Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci nos oferecem subsídios para problematizar o Estado na sociedade capitalista e o caminho de superá-lo, pela via socialista, no processo de formação da sociedade comunista. Entendemos esses autores como basilares para a compreensão do Estado como elemento imprescindível, substancial e intrínseco das relações de reprodução ou emancipação humana. Assim, nos amparamos nas possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica que no campo da educação, com seus referenciais didático-pedagógicos, muito contribui para esse processo de mediação de superação da sociedade produtora de mercadorias, para uma sociedade em que o ser humano possa emancipar-se, ultrapassando as iniquidades e a reificação tão características da forma social capitalista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984 10.9771/gmed.v13i3.44984 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i3.44984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984/25798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 259-274 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519123267584 |