O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683 |
Resumo: | Ancorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe. |
id |
UFBA-10_7d630aaae065669de582122baf9724ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9683 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAMarxTradição marxistasociologia da educaçãoAncorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe.Universidade Federal da Bahia2014-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura;application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/968310.9771/gmed.v7i1.9683Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 178-1882175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683/9512Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Incao, Larissa BulhõesAssumpção, Mariana de CássiaSaccomanni, Maria Cláudia da Silva2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9683Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA D'Incao, Larissa Bulhões Marx Tradição marxista sociologia da educação |
title_short |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
D'Incao, Larissa Bulhões |
author_facet |
D'Incao, Larissa Bulhões Assumpção, Mariana de Cássia Saccomanni, Maria Cláudia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Assumpção, Mariana de Cássia Saccomanni, Maria Cláudia da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Incao, Larissa Bulhões Assumpção, Mariana de Cássia Saccomanni, Maria Cláudia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marx Tradição marxista sociologia da educação |
topic |
Marx Tradição marxista sociologia da educação |
description |
Ancorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683 10.9771/gmed.v7i1.9683 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.9683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683/9512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 178-188 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516290015232 |