Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Suelen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700
Resumo: O artigo discute a questão da educação antirracista sob a luz de um tema muitas vezes negligenciado: a presença indígena na história, com ênfase nas mulheres indígenas. Tendo como objetivo apontar elementos para a construção de conhecimentos mais sólidos e plurais sobre a história de mulheres e homens dos povos originários, este trabalho sustenta a ideia de que é impossível compreender a história do Brasil sem considerar a atuação de tais povos. Além disso, a argumentação aqui desenvolvida defende que o combate ao racismo passa por um conjunto de ações educativas, dentro e fora do espaço escolar.  
id UFBA-10_8d7320f0fc09bd961e0671ddb0ba2772
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49700
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente EducaçãoHistóriaIndígenasMulheres indígenasBrasilO artigo discute a questão da educação antirracista sob a luz de um tema muitas vezes negligenciado: a presença indígena na história, com ênfase nas mulheres indígenas. Tendo como objetivo apontar elementos para a construção de conhecimentos mais sólidos e plurais sobre a história de mulheres e homens dos povos originários, este trabalho sustenta a ideia de que é impossível compreender a história do Brasil sem considerar a atuação de tais povos. Além disso, a argumentação aqui desenvolvida defende que o combate ao racismo passa por um conjunto de ações educativas, dentro e fora do espaço escolar.  Universidade Federal da Bahia2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 2 (2022): Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais; 285-2962175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700/27452Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJulio, Suelen2022-10-07T12:14:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49700Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-10-07T12:14:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
title Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
spellingShingle Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
Julio, Suelen
Educação
História
Indígenas
Mulheres indígenas
Brasil
title_short Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
title_full Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
title_fullStr Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
title_full_unstemmed Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
title_sort Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente
author Julio, Suelen
author_facet Julio, Suelen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História
Indígenas
Mulheres indígenas
Brasil
topic Educação
História
Indígenas
Mulheres indígenas
Brasil
description O artigo discute a questão da educação antirracista sob a luz de um tema muitas vezes negligenciado: a presença indígena na história, com ênfase nas mulheres indígenas. Tendo como objetivo apontar elementos para a construção de conhecimentos mais sólidos e plurais sobre a história de mulheres e homens dos povos originários, este trabalho sustenta a ideia de que é impossível compreender a história do Brasil sem considerar a atuação de tais povos. Além disso, a argumentação aqui desenvolvida defende que o combate ao racismo passa por um conjunto de ações educativas, dentro e fora do espaço escolar.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700/27452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 2 (2022): Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais; 285-296
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519557378048