Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899 |
Resumo: | Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC. |
id |
UFBA-10_8d739afec03b4ab4bbcd0b92d751a620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28899 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humanaEducaçãoGerminalPedagogia Histórico-Críticaemancipação humanaEste artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2889910.9771/gmed.v10i3.28899Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 78-892175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899/18800Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrso, Paulino José2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28899Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
title |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
spellingShingle |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana Orso, Paulino José Educação Germinal Pedagogia Histórico-Crítica emancipação humana |
title_short |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
title_full |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
title_fullStr |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
title_full_unstemmed |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
title_sort |
Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana |
author |
Orso, Paulino José |
author_facet |
Orso, Paulino José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orso, Paulino José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Germinal Pedagogia Histórico-Crítica emancipação humana |
topic |
Educação Germinal Pedagogia Histórico-Crítica emancipação humana |
description |
Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899 10.9771/gmed.v10i3.28899 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i3.28899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899/18800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 78-89 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517952008192 |