Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orso, Paulino José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899
Resumo: Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.
id UFBA-10_8d739afec03b4ab4bbcd0b92d751a620
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28899
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humanaEducaçãoGerminalPedagogia Histórico-Críticaemancipação humanaEste artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2889910.9771/gmed.v10i3.28899Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 78-892175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899/18800Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrso, Paulino José2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28899Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
title Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
spellingShingle Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
Orso, Paulino José
Educação
Germinal
Pedagogia Histórico-Crítica
emancipação humana
title_short Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
title_full Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
title_fullStr Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
title_full_unstemmed Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
title_sort Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana
author Orso, Paulino José
author_facet Orso, Paulino José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orso, Paulino José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Germinal
Pedagogia Histórico-Crítica
emancipação humana
topic Educação
Germinal
Pedagogia Histórico-Crítica
emancipação humana
description Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899
10.9771/gmed.v10i3.28899
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i3.28899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899/18800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 78-89
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517952008192