Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nelma Bernardes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237
Resumo: O presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva.
id UFBA-10_96db8aa8ede29154ccf6909200c73472
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45237
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]Sociologia da educaçãoTradição marxistasociologia políticaO presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4523710.9771/gmed.v13i3.45237Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 412-4152175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237/25810Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Nelma Bernardes2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45237Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
title Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
spellingShingle Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
Vieira, Nelma Bernardes
Sociologia da educação
Tradição marxista
sociologia política
title_short Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
title_full Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
title_fullStr Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
title_full_unstemmed Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
title_sort Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
author Vieira, Nelma Bernardes
author_facet Vieira, Nelma Bernardes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Nelma Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Tradição marxista
sociologia política
topic Sociologia da educação
Tradição marxista
sociologia política
description O presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237
10.9771/gmed.v13i3.45237
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.45237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237/25810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 412-415
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519142141952