Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237 |
Resumo: | O presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva. |
id |
UFBA-10_96db8aa8ede29154ccf6909200c73472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45237 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]Sociologia da educaçãoTradição marxistasociologia políticaO presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4523710.9771/gmed.v13i3.45237Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 412-4152175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237/25810Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Nelma Bernardes2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45237Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
title |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
spellingShingle |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] Vieira, Nelma Bernardes Sociologia da educação Tradição marxista sociologia política |
title_short |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
title_full |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
title_fullStr |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
title_sort |
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva] |
author |
Vieira, Nelma Bernardes |
author_facet |
Vieira, Nelma Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nelma Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Tradição marxista sociologia política |
topic |
Sociologia da educação Tradição marxista sociologia política |
description |
O presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237 10.9771/gmed.v13i3.45237 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i3.45237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45237/25810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 412-415 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519142141952 |