O mar não está para peixe: análise marxista dos discursos contidos no documentário Seaspiracy: mar vermelho (2021)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50119 |
Resumo: | As relações ser humano-oceano se desenvolvem ao longo da história, e, com a industrialização capitalista da atividade pesqueira, percebe-se um contexto predatório em que a sociedade se encontra frente aos oceanos. Partindo de uma análise materialista-histórico-dialética, a ideologia é em si mesma um dos aspectos da história; nesse sentido, produções audiovisuais, como os documentários, podem se estruturar de forma a sustentar e reproduzir determinadas relações sociais de produção dos meios de vida, ou criticar essas relações. Nesse trabalho, analisamos os discursos contidos no documentário “Seaspiracy: mar vermelho” de Ali Tabrizi, seguindo uma adaptação do modelo geral para análise de filmes de Denzin (2004). Em complementação ao modelo, analisamos a obra sob a perspectiva da dialética, da totalidade e da contradição, apoiando-nos no método materialista-histórico-dialético elaborado por Marx e Engels. |
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O mar não está para peixe: análise marxista dos discursos contidos no documentário Seaspiracy: mar vermelho (2021)SustentabilidadeIdeologiaPescaCapitalismoCiências OceânicasAs relações ser humano-oceano se desenvolvem ao longo da história, e, com a industrialização capitalista da atividade pesqueira, percebe-se um contexto predatório em que a sociedade se encontra frente aos oceanos. Partindo de uma análise materialista-histórico-dialética, a ideologia é em si mesma um dos aspectos da história; nesse sentido, produções audiovisuais, como os documentários, podem se estruturar de forma a sustentar e reproduzir determinadas relações sociais de produção dos meios de vida, ou criticar essas relações. Nesse trabalho, analisamos os discursos contidos no documentário “Seaspiracy: mar vermelho” de Ali Tabrizi, seguindo uma adaptação do modelo geral para análise de filmes de Denzin (2004). Em complementação ao modelo, analisamos a obra sob a perspectiva da dialética, da totalidade e da contradição, apoiando-nos no método materialista-histórico-dialético elaborado por Marx e Engels.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5011910.9771/gmed.v15i1.50119Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 524-5372175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50119/29031Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrá, Luísa GonçaloD'Agostini, Adriana2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/50119Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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