OS INTELECTUAIS E O MÉTODO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9838 |
Resumo: | O presente estudo é uma despretensiosa contribuição à questão do método dialético, enquanto processo de investigação e ordenação lógica de uma determinada atividade, neste caso, a produção do conhecimento. O objetivo deste estudo é afirmar como tarefa da crítica reportar que na educação física os inimigos do marxismo ao produzirem pesquisas científicas e discursos apologéticos “desinteressados”, não engajados, reforçam o papel do Estado capitalista e justificam as perversas estruturas sobre as quais está edificada a cidade do capital. À guisa de conclusão, a crítica marxista é indispensável à desobstrução da retórica positivista ainda hegemônica na universidade pública brasileira que deveria ser espaço de deslegitimação da ordem burguesa e reconstrução do real que se revela como história e cujo conteúdo é o mundo criado pelo trabalho e pela luta do homem contra a natureza. Preferindo viver uma existência vazia de princípios, aceitar como inexorável o quotidiano criticado, mudando de lado diante de insignificantes abalos sociais, os intelectuais da ordem continuam vivendo na ilusão e na quimérica esperança sem ação de um mundo onde eles, iluminados, seriam os portadores da iluminação. |
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