Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Rafael Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20150
Resumo: Neste trabalho, titulado: Os fundamentos econômico-políticos da dependência brasileira e suas contribuições à apreensão da “questão social” teve como objetivo apresentar uma discussão fundamentada nas categorias analíticas de Ruy Mauro Marini. O objetivo de tal incursão procedeu em derivar delas a particularidade da “questão social brasileira”. Tal iniciativa incluiu o propósito de apresentar a vitalidade de estudos vinculados a Teoria Marxista da Dependência - TMD. Dessa forma, a metodologia partiu de uma pesquisa de cunho bibliográfico com a utilização de dados de origem quantitativa e qualitativa. Nesse contexto, iniciamos a discussão apresentando o debate mais amplo envolvido nas proposições do sociólogo Ruy Mauro Marini. Esse momento introdutório teve como mote a “controvérsia da revolução brasileira”. Realizamos também a exegese de categorias íntimas a Ruy Mauro como: “superexploração do trabalho”, “desenvolvimento do subdesenvolvimento” e “dependência”. Como último esforço, concretizamos a exegese do conceito de “questão social”, primeiramente em seus termos abstratos; posteriormente em suas vinculações históricas. Como conclusão, afirmamos a existência de uma particularidade no surgimento e maturação da “questão social” no Brasil. Essa assertiva se baseia no modo “sui generis” como o capitalismo foi assimilado pelas classes sociais e diversos territórios no país a partir da década de 1840.
id UFBA-10_a799cc5da24906ce1bcc0cbf3da1a477
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20150
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”Dependência“Questão Social”Particularidade.Neste trabalho, titulado: Os fundamentos econômico-políticos da dependência brasileira e suas contribuições à apreensão da “questão social” teve como objetivo apresentar uma discussão fundamentada nas categorias analíticas de Ruy Mauro Marini. O objetivo de tal incursão procedeu em derivar delas a particularidade da “questão social brasileira”. Tal iniciativa incluiu o propósito de apresentar a vitalidade de estudos vinculados a Teoria Marxista da Dependência - TMD. Dessa forma, a metodologia partiu de uma pesquisa de cunho bibliográfico com a utilização de dados de origem quantitativa e qualitativa. Nesse contexto, iniciamos a discussão apresentando o debate mais amplo envolvido nas proposições do sociólogo Ruy Mauro Marini. Esse momento introdutório teve como mote a “controvérsia da revolução brasileira”. Realizamos também a exegese de categorias íntimas a Ruy Mauro como: “superexploração do trabalho”, “desenvolvimento do subdesenvolvimento” e “dependência”. Como último esforço, concretizamos a exegese do conceito de “questão social”, primeiramente em seus termos abstratos; posteriormente em suas vinculações históricas. Como conclusão, afirmamos a existência de uma particularidade no surgimento e maturação da “questão social” no Brasil. Essa assertiva se baseia no modo “sui generis” como o capitalismo foi assimilado pelas classes sociais e diversos territórios no país a partir da década de 1840.Universidade Federal da Bahia2017-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2015010.9771/gmed.v9i3.20150Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO; 3942175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20150/15308Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pedro Rafael Costa2018-01-18T23:09:13Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20150Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2018-01-18T23:09:13Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
title Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
spellingShingle Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
Silva, Pedro Rafael Costa
Dependência
“Questão Social”
Particularidade.
title_short Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
title_full Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
title_fullStr Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
title_full_unstemmed Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
title_sort Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
author Silva, Pedro Rafael Costa
author_facet Silva, Pedro Rafael Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Rafael Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Dependência
“Questão Social”
Particularidade.
topic Dependência
“Questão Social”
Particularidade.
description Neste trabalho, titulado: Os fundamentos econômico-políticos da dependência brasileira e suas contribuições à apreensão da “questão social” teve como objetivo apresentar uma discussão fundamentada nas categorias analíticas de Ruy Mauro Marini. O objetivo de tal incursão procedeu em derivar delas a particularidade da “questão social brasileira”. Tal iniciativa incluiu o propósito de apresentar a vitalidade de estudos vinculados a Teoria Marxista da Dependência - TMD. Dessa forma, a metodologia partiu de uma pesquisa de cunho bibliográfico com a utilização de dados de origem quantitativa e qualitativa. Nesse contexto, iniciamos a discussão apresentando o debate mais amplo envolvido nas proposições do sociólogo Ruy Mauro Marini. Esse momento introdutório teve como mote a “controvérsia da revolução brasileira”. Realizamos também a exegese de categorias íntimas a Ruy Mauro como: “superexploração do trabalho”, “desenvolvimento do subdesenvolvimento” e “dependência”. Como último esforço, concretizamos a exegese do conceito de “questão social”, primeiramente em seus termos abstratos; posteriormente em suas vinculações históricas. Como conclusão, afirmamos a existência de uma particularidade no surgimento e maturação da “questão social” no Brasil. Essa assertiva se baseia no modo “sui generis” como o capitalismo foi assimilado pelas classes sociais e diversos territórios no país a partir da década de 1840.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20150
10.9771/gmed.v9i3.20150
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20150
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i3.20150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20150/15308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO; 394
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517474906112