Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriel Vielmo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scapin, Gislei José, Pereira Junior, Gilmar Belitz, Prietto, Adelina Lorensi, Souza, Maristela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031
Resumo: Este artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção.
id UFBA-10_ab9701c079b6d26e1140ddc724b3412a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48031
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimentoEducação FísicaCiênciaTrabalhoDialéticaCultura CorporalEste artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4803110.9771/gmed.v14i3.48031Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 509-5232175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031/29030Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriel VielmoScapin, Gislei JoséPereira Junior, Gilmar Belitz Prietto, Adelina LorensiSouza, Maristela da Silva 2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48031Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
title Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
spellingShingle Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
Gomes, Gabriel Vielmo
Educação Física
Ciência
Trabalho
Dialética
Cultura Corporal
title_short Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
title_full Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
title_fullStr Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
title_full_unstemmed Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
title_sort Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
author Gomes, Gabriel Vielmo
author_facet Gomes, Gabriel Vielmo
Scapin, Gislei José
Pereira Junior, Gilmar Belitz
Prietto, Adelina Lorensi
Souza, Maristela da Silva
author_role author
author2 Scapin, Gislei José
Pereira Junior, Gilmar Belitz
Prietto, Adelina Lorensi
Souza, Maristela da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriel Vielmo
Scapin, Gislei José
Pereira Junior, Gilmar Belitz
Prietto, Adelina Lorensi
Souza, Maristela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ciência
Trabalho
Dialética
Cultura Corporal
topic Educação Física
Ciência
Trabalho
Dialética
Cultura Corporal
description Este artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031
10.9771/gmed.v14i3.48031
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.48031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031/29030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 509-523
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515277090816