Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031 |
Resumo: | Este artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção. |
id |
UFBA-10_ab9701c079b6d26e1140ddc724b3412a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48031 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimentoEducação FísicaCiênciaTrabalhoDialéticaCultura CorporalEste artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4803110.9771/gmed.v14i3.48031Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 509-5232175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031/29030Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriel VielmoScapin, Gislei JoséPereira Junior, Gilmar Belitz Prietto, Adelina LorensiSouza, Maristela da Silva 2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48031Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
title |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
spellingShingle |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento Gomes, Gabriel Vielmo Educação Física Ciência Trabalho Dialética Cultura Corporal |
title_short |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
title_full |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
title_fullStr |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
title_sort |
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento |
author |
Gomes, Gabriel Vielmo |
author_facet |
Gomes, Gabriel Vielmo Scapin, Gislei José Pereira Junior, Gilmar Belitz Prietto, Adelina Lorensi Souza, Maristela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Scapin, Gislei José Pereira Junior, Gilmar Belitz Prietto, Adelina Lorensi Souza, Maristela da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gabriel Vielmo Scapin, Gislei José Pereira Junior, Gilmar Belitz Prietto, Adelina Lorensi Souza, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ciência Trabalho Dialética Cultura Corporal |
topic |
Educação Física Ciência Trabalho Dialética Cultura Corporal |
description |
Este artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031 10.9771/gmed.v14i3.48031 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.48031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48031/29030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 509-523 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313515277090816 |