Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44392 |
Resumo: | A crise social e ambiental vem se intensificando de forma avassaladora e no atual momento, dada a estrutura e conjuntura societária, tem-se percebido de forma mais intensa os seus efeitos. Objetiva-se apresentar elementos que ajudem a compreender o cenário atual da relação entre ser humano e natureza. Propõe-se uma abordagem metodológica de natureza bibliográfica, documental e uso das categorias da análise de conjuntura. Enquanto base epistemológica sustenta-se do materialismo histórico-dialético. Considera-se a necessidade de estratégias de resistência e alternativas a partir de uma educação/formação humana emancipadora que produza novas relações socioambientais. |
id |
UFBA-10_afb27cae134519cab9dda6fcab1ae3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44392 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambientalquestão socioambientalemancipaçãoescolaformação humanaanálise de conjunturaA crise social e ambiental vem se intensificando de forma avassaladora e no atual momento, dada a estrutura e conjuntura societária, tem-se percebido de forma mais intensa os seus efeitos. Objetiva-se apresentar elementos que ajudem a compreender o cenário atual da relação entre ser humano e natureza. Propõe-se uma abordagem metodológica de natureza bibliográfica, documental e uso das categorias da análise de conjuntura. Enquanto base epistemológica sustenta-se do materialismo histórico-dialético. Considera-se a necessidade de estratégias de resistência e alternativas a partir de uma educação/formação humana emancipadora que produza novas relações socioambientais.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de natureza bibliográfica, documental e análise de conjuntura; Base teórica: Materialismo Histórico-Diléticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4439210.9771/gmed.v13i2.44392Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 592-6062175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44392/25242Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Adalberto Penhada Rosa, Marina Comerlatto2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44392Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
title |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
spellingShingle |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental de Paula, Adalberto Penha questão socioambiental emancipação escola formação humana análise de conjuntura |
title_short |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
title_full |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
title_fullStr |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
title_full_unstemmed |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
title_sort |
Educação e a questão ambiental: diálogos necessários na construção de formas de resistência diante da crise socioambiental |
author |
de Paula, Adalberto Penha |
author_facet |
de Paula, Adalberto Penha da Rosa, Marina Comerlatto |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa, Marina Comerlatto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Adalberto Penha da Rosa, Marina Comerlatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
questão socioambiental emancipação escola formação humana análise de conjuntura |
topic |
questão socioambiental emancipação escola formação humana análise de conjuntura |
description |
A crise social e ambiental vem se intensificando de forma avassaladora e no atual momento, dada a estrutura e conjuntura societária, tem-se percebido de forma mais intensa os seus efeitos. Objetiva-se apresentar elementos que ajudem a compreender o cenário atual da relação entre ser humano e natureza. Propõe-se uma abordagem metodológica de natureza bibliográfica, documental e uso das categorias da análise de conjuntura. Enquanto base epistemológica sustenta-se do materialismo histórico-dialético. Considera-se a necessidade de estratégias de resistência e alternativas a partir de uma educação/formação humana emancipadora que produza novas relações socioambientais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de natureza bibliográfica, documental e análise de conjuntura; Base teórica: Materialismo Histórico-Dilético |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44392 10.9771/gmed.v13i2.44392 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44392 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i2.44392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44392/25242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 592-606 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519094956032 |