AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13859 |
Resumo: | O presente ensaio pretende discutir a autonomia e democracia na organização do trabalho pedagógico da escola pública a partir da compreensão da função social da escola na atualidade e das construções teóricas que rompem com o modelo de educação voltada ao mercado. A partir dos elementos apontados na discussão, O estabelecimento dos objetivos educacionais na escola são concebidos por mecanismos criados através das políticas educacionais de avaliação externa e do financiamento do sistema escolar brasileiro. Os professores são colocados à margem das definições a respeito do seu próprio trabalho na escola, o que se pode suscitar a respeito do alunado arrolado no contexto escolar a reproduzir e obedecer, sob o discurso propagado de que assim, se tornará mais crítico, autônomo e cidadão, no entanto, alienado do processo e do produto do seu trabalho, pois os objetivos do trabalho pedagógico respondem a interesses e demandas do capital e não dos sujeitos envolvidos. |
id |
UFBA-10_b4dfd450c5ff5dbd24ceddeb04102132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13859 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICAeducação escolarautonomiademocracia.O presente ensaio pretende discutir a autonomia e democracia na organização do trabalho pedagógico da escola pública a partir da compreensão da função social da escola na atualidade e das construções teóricas que rompem com o modelo de educação voltada ao mercado. A partir dos elementos apontados na discussão, O estabelecimento dos objetivos educacionais na escola são concebidos por mecanismos criados através das políticas educacionais de avaliação externa e do financiamento do sistema escolar brasileiro. Os professores são colocados à margem das definições a respeito do seu próprio trabalho na escola, o que se pode suscitar a respeito do alunado arrolado no contexto escolar a reproduzir e obedecer, sob o discurso propagado de que assim, se tornará mais crítico, autônomo e cidadão, no entanto, alienado do processo e do produto do seu trabalho, pois os objetivos do trabalho pedagógico respondem a interesses e demandas do capital e não dos sujeitos envolvidos. Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1385910.9771/gmed.v9i1.13859Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 153-1622175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13859/14347Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Robinson BarrosFrizzo, Giovanni Felipe Ernst2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13859Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA Mendonça, Robinson Barros educação escolar autonomia democracia. |
title_short |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
AUTONOMIA E DEMOCRACIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
author |
Mendonça, Robinson Barros |
author_facet |
Mendonça, Robinson Barros Frizzo, Giovanni Felipe Ernst |
author_role |
author |
author2 |
Frizzo, Giovanni Felipe Ernst |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Robinson Barros Frizzo, Giovanni Felipe Ernst |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar autonomia democracia. |
topic |
educação escolar autonomia democracia. |
description |
O presente ensaio pretende discutir a autonomia e democracia na organização do trabalho pedagógico da escola pública a partir da compreensão da função social da escola na atualidade e das construções teóricas que rompem com o modelo de educação voltada ao mercado. A partir dos elementos apontados na discussão, O estabelecimento dos objetivos educacionais na escola são concebidos por mecanismos criados através das políticas educacionais de avaliação externa e do financiamento do sistema escolar brasileiro. Os professores são colocados à margem das definições a respeito do seu próprio trabalho na escola, o que se pode suscitar a respeito do alunado arrolado no contexto escolar a reproduzir e obedecer, sob o discurso propagado de que assim, se tornará mais crítico, autônomo e cidadão, no entanto, alienado do processo e do produto do seu trabalho, pois os objetivos do trabalho pedagógico respondem a interesses e demandas do capital e não dos sujeitos envolvidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13859 10.9771/gmed.v9i1.13859 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13859 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i1.13859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13859/14347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 153-162 2175-5604 10.9771/gmed.v9i1 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517072252928 |