Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scapin, Gislei José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Souza, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
DOI: 10.9771/gmed.v14i3.51128
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128
Resumo: O corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área.
id UFBA-10_b63ad8140e773b5f152992c5a1c8afd4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51128
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
spelling Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debateEpistemologiaEducação FísicaIdeário Pós-ModernoFormação HumanaO corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5112810.9771/gmed.v14i3.51128Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 366-3832175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128/28282Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScapin, Gislei Joséda Silva Souza, Maristela2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51128Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
title Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
spellingShingle Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Scapin, Gislei José
Epistemologia
Educação Física
Ideário Pós-Moderno
Formação Humana
Scapin, Gislei José
Epistemologia
Educação Física
Ideário Pós-Moderno
Formação Humana
title_short Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
title_full Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
title_fullStr Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
title_full_unstemmed Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
title_sort Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
author Scapin, Gislei José
author_facet Scapin, Gislei José
Scapin, Gislei José
da Silva Souza, Maristela
da Silva Souza, Maristela
author_role author
author2 da Silva Souza, Maristela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scapin, Gislei José
da Silva Souza, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Educação Física
Ideário Pós-Moderno
Formação Humana
topic Epistemologia
Educação Física
Ideário Pós-Moderno
Formação Humana
description O corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128
10.9771/gmed.v14i3.51128
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.51128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128/28282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 366-383
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1822181196403048448
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.51128