Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
DOI: | 10.9771/gmed.v14i3.51128 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128 |
Resumo: | O corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área. |
id |
UFBA-10_b63ad8140e773b5f152992c5a1c8afd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51128 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
spelling |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debateEpistemologiaEducação FísicaIdeário Pós-ModernoFormação HumanaO corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5112810.9771/gmed.v14i3.51128Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 366-3832175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128/28282Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScapin, Gislei Joséda Silva Souza, Maristela2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51128Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
title |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
spellingShingle |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate Scapin, Gislei José Epistemologia Educação Física Ideário Pós-Moderno Formação Humana Scapin, Gislei José Epistemologia Educação Física Ideário Pós-Moderno Formação Humana |
title_short |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
title_full |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
title_fullStr |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
title_full_unstemmed |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
title_sort |
Epistemologia da Educação Física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate |
author |
Scapin, Gislei José |
author_facet |
Scapin, Gislei José Scapin, Gislei José da Silva Souza, Maristela da Silva Souza, Maristela |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Souza, Maristela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scapin, Gislei José da Silva Souza, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Educação Física Ideário Pós-Moderno Formação Humana |
topic |
Epistemologia Educação Física Ideário Pós-Moderno Formação Humana |
description |
O corrente texto tematiza a discussão sobre a epistemologia da Educação Física, localizando a inserção e a crítica da matriz pós-moderna na referida área. Objetiva apresentar, a partir de um estudo descritivo de revisão da literatura, o quadro contemporâneo da epistemologia da Educação Física brasileira em suas diferentes formas de organização e sistematização, destacando suas flutuações e seus diferentes momentos. Encaminha, por fim, algumas considerações acerca das implicações do ideário pós-moderno no plano da formação humana, destacando o fenômeno da decadência ideológica do pensamento científico da Educação Física e as formas de fundamentar o objeto de ensino/conhecimento da área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128 10.9771/gmed.v14i3.51128 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51128/28282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 366-383 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1822181196403048448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51128 |