Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332 |
Resumo: | . |
id |
UFBA-10_b7ca3a414cde691a9886478954d737d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51332 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa SantosCríticaEducaçãoModernidadePós-modernidadeCrítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad..O presente texto analisa a concepção de educação proposta nas análises do autor Boaventura de Sousa Santos. Buscamos apresentar os elementos chaves da argumentação do autor em torno da educação localizando que a mesma só pode ser compreendida a partir do debate feito por Santos no que se refere a suposta passagem paradigmática da modernidade à pós-modernidade. Enfatizamos, no âmbito da concepção de educação em Boaventura de Sousa Santos, a teoria da tradução, sociologia das ausências, lógicas da monocultura, ecologia dos saberes. Consideramos que o debate em torno da educação expressa a limitação do pensamento do autor na mistificação própria da sociedade capitalista, e, por isso, - dada sua visibilidade nas ciências sociais, - a crítica a esta elaboração é urgente e atual.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5133210.9771/gmed.v14i3.51332Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 313-3282175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332/28279Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Sousa, Adrianyce AngélicaSoares Marinho, Ellen 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51332Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
title |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
spellingShingle |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos Silva de Sousa, Adrianyce Angélica Crítica Educação Modernidade Pós-modernidade Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad. |
title_short |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
title_full |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
title_fullStr |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
title_full_unstemmed |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
title_sort |
Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos |
author |
Silva de Sousa, Adrianyce Angélica |
author_facet |
Silva de Sousa, Adrianyce Angélica Soares Marinho, Ellen |
author_role |
author |
author2 |
Soares Marinho, Ellen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva de Sousa, Adrianyce Angélica Soares Marinho, Ellen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica Educação Modernidade Pós-modernidade Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad. |
topic |
Crítica Educação Modernidade Pós-modernidade Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad. |
description |
. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332 10.9771/gmed.v14i3.51332 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332/28279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 313-328 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519585689600 |