Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Sousa, Adrianyce Angélica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares Marinho, Ellen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332
Resumo: .
id UFBA-10_b7ca3a414cde691a9886478954d737d7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51332
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa SantosCríticaEducaçãoModernidadePós-modernidadeCrítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad..O presente texto analisa a concepção de educação proposta nas análises do autor Boaventura de Sousa Santos. Buscamos apresentar os elementos chaves da argumentação do autor em torno da educação localizando que a mesma só pode ser compreendida a partir do debate feito por Santos no que se refere a suposta passagem paradigmática da modernidade à pós-modernidade. Enfatizamos, no âmbito da concepção de educação em Boaventura de Sousa Santos, a teoria da tradução, sociologia das ausências, lógicas da monocultura, ecologia dos saberes. Consideramos que o debate em torno da educação expressa a limitação do pensamento do autor na mistificação própria da sociedade capitalista, e, por isso, - dada sua visibilidade nas ciências sociais, - a crítica a esta elaboração é urgente e atual.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5133210.9771/gmed.v14i3.51332Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 313-3282175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332/28279Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Sousa, Adrianyce AngélicaSoares Marinho, Ellen 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51332Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
title Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
spellingShingle Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
Silva de Sousa, Adrianyce Angélica
Crítica
Educação
Modernidade
Pós-modernidade
Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad.
title_short Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
title_full Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
title_fullStr Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
title_full_unstemmed Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
title_sort Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
author Silva de Sousa, Adrianyce Angélica
author_facet Silva de Sousa, Adrianyce Angélica
Soares Marinho, Ellen
author_role author
author2 Soares Marinho, Ellen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Sousa, Adrianyce Angélica
Soares Marinho, Ellen
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica
Educação
Modernidade
Pós-modernidade
Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad.
topic Crítica
Educação
Modernidade
Pós-modernidade
Crítica; educación intercultural; modernidad; posmodernidad.
description .
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332
10.9771/gmed.v14i3.51332
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.51332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51332/28279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 313-328
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519585689600