EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149 |
Resumo: | O contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade. |
id |
UFBA-10_b883c56bd79ba1e7e5724f107ba9e1d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15149 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITALEducaçãoCrise do CapitalPseudoconcreticidadeO contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade.Universidade Federal da Bahia2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Estudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1514910.9771/gmed.v8i1.15149Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 171-1792175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149/11711Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafael Bellan Rodrigues de2017-10-19T15:53:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15149Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
title |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL Souza, Rafael Bellan Rodrigues de Educação Crise do Capital Pseudoconcreticidade |
title_short |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
title_full |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL |
author |
Souza, Rafael Bellan Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Rafael Bellan Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rafael Bellan Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Crise do Capital Pseudoconcreticidade |
topic |
Educação Crise do Capital Pseudoconcreticidade |
description |
O contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura; Estudos Conjunturais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149 10.9771/gmed.v8i1.15149 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v8i1.15149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149/11711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 171-179 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517100564480 |