EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149
Resumo: O contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade.
id UFBA-10_b883c56bd79ba1e7e5724f107ba9e1d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15149
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITALEducaçãoCrise do CapitalPseudoconcreticidadeO contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade.Universidade Federal da Bahia2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Estudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1514910.9771/gmed.v8i1.15149Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 171-1792175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149/11711Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafael Bellan Rodrigues de2017-10-19T15:53:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15149Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
title EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
spellingShingle EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
Educação
Crise do Capital
Pseudoconcreticidade
title_short EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
title_full EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
title_fullStr EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
title_sort EDUCAÇÃO, PRÁXIS EMANCIPATÓRIA E CRISE DO CAPITAL
author Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
author_facet Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crise do Capital
Pseudoconcreticidade
topic Educação
Crise do Capital
Pseudoconcreticidade
description O contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura; Estudos Conjunturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149
10.9771/gmed.v8i1.15149
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v8i1.15149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15149/11711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 171-179
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517100564480