MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844 |
Resumo: | Os editores da Revista Germinal não tiveram dúvidas ao escolher Dermeval Saviani como o primeiro entrevistado. As contribuições do autor, um clássico da História da Educação e da Pedagogia Marxista no Brasil, são essenciais para pensar a superação da pedagogia do capital e a produção da pedagogia comunista. Entre junho e agosto de 2008, deram-se os estudos sobre a obra do autor, a estruturação do roteiro que serviria de base às reflexões do mestre, e a produção das respostas. O roteiro enviado ao Prof. Saviani privilegiou questões que permitiram ao autor precisar (1) o caráter ontológico da categoria modo de produção na obra de Marx e Engels; (2) as contribuições deste constructo teórico ao modo como o historiador da educação e pedagogo vai conduzir suas pesquisas sobre a História da Educação na formação social brasileira e sobre a produção da pedagogia histórico-crítica; (3) a proposição da história, em uma perspectiva dialética, como eixo articulador de um currículo que atenda às exigências postas pela sociedade moderna à escola; (4) os nexos entre modo de produção, trabalho e educação, precisando sua posição ante o debate “educação tecnológica” e “educação politécnica”; (5) retomar a avaliação que vem fazendo sobre a história da política educacional brasileira e sua posição sobre a política que levaria à uma educação de qualidade; (6) as tarefas que considera centrais aos pedagogos marxistas; e (7) indicar um programa de historicização que deve ser seguido pelos professores, cabendo à educação formal institucionalizada levar a “elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens”. O resultado é um texto de síntese sobre a trajetória teórica do pesquisador, indispensável para recuperar os nexos da pedagogia histórico-crítica com o marxismo |
id |
UFBA-10_b90493a6a3d135a739d407a8ca048f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9844 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAEntrevistaSAVIANIDermevalModo de ProduçãoPedagogia Histórico-CríticaOs editores da Revista Germinal não tiveram dúvidas ao escolher Dermeval Saviani como o primeiro entrevistado. As contribuições do autor, um clássico da História da Educação e da Pedagogia Marxista no Brasil, são essenciais para pensar a superação da pedagogia do capital e a produção da pedagogia comunista. Entre junho e agosto de 2008, deram-se os estudos sobre a obra do autor, a estruturação do roteiro que serviria de base às reflexões do mestre, e a produção das respostas. O roteiro enviado ao Prof. Saviani privilegiou questões que permitiram ao autor precisar (1) o caráter ontológico da categoria modo de produção na obra de Marx e Engels; (2) as contribuições deste constructo teórico ao modo como o historiador da educação e pedagogo vai conduzir suas pesquisas sobre a História da Educação na formação social brasileira e sobre a produção da pedagogia histórico-crítica; (3) a proposição da história, em uma perspectiva dialética, como eixo articulador de um currículo que atenda às exigências postas pela sociedade moderna à escola; (4) os nexos entre modo de produção, trabalho e educação, precisando sua posição ante o debate “educação tecnológica” e “educação politécnica”; (5) retomar a avaliação que vem fazendo sobre a história da política educacional brasileira e sua posição sobre a política que levaria à uma educação de qualidade; (6) as tarefas que considera centrais aos pedagogos marxistas; e (7) indicar um programa de historicização que deve ser seguido pelos professores, cabendo à educação formal institucionalizada levar a “elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens”. O resultado é um texto de síntese sobre a trajetória teórica do pesquisador, indispensável para recuperar os nexos da pedagogia histórico-crítica com o marxismo Universidade Federal da Bahia2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista encomendadaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/984410.9771/gmed.v1i1.9844Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 110-1162175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Dermeval2021-11-27T00:32:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9844Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-27T00:32:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Saviani, Dermeval Entrevista SAVIANI Dermeval Modo de Produção Pedagogia Histórico-Crítica |
title_short |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Saviani, Dermeval |
author_facet |
Saviani, Dermeval |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista SAVIANI Dermeval Modo de Produção Pedagogia Histórico-Crítica |
topic |
Entrevista SAVIANI Dermeval Modo de Produção Pedagogia Histórico-Crítica |
description |
Os editores da Revista Germinal não tiveram dúvidas ao escolher Dermeval Saviani como o primeiro entrevistado. As contribuições do autor, um clássico da História da Educação e da Pedagogia Marxista no Brasil, são essenciais para pensar a superação da pedagogia do capital e a produção da pedagogia comunista. Entre junho e agosto de 2008, deram-se os estudos sobre a obra do autor, a estruturação do roteiro que serviria de base às reflexões do mestre, e a produção das respostas. O roteiro enviado ao Prof. Saviani privilegiou questões que permitiram ao autor precisar (1) o caráter ontológico da categoria modo de produção na obra de Marx e Engels; (2) as contribuições deste constructo teórico ao modo como o historiador da educação e pedagogo vai conduzir suas pesquisas sobre a História da Educação na formação social brasileira e sobre a produção da pedagogia histórico-crítica; (3) a proposição da história, em uma perspectiva dialética, como eixo articulador de um currículo que atenda às exigências postas pela sociedade moderna à escola; (4) os nexos entre modo de produção, trabalho e educação, precisando sua posição ante o debate “educação tecnológica” e “educação politécnica”; (5) retomar a avaliação que vem fazendo sobre a história da política educacional brasileira e sua posição sobre a política que levaria à uma educação de qualidade; (6) as tarefas que considera centrais aos pedagogos marxistas; e (7) indicar um programa de historicização que deve ser seguido pelos professores, cabendo à educação formal institucionalizada levar a “elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens”. O resultado é um texto de síntese sobre a trajetória teórica do pesquisador, indispensável para recuperar os nexos da pedagogia histórico-crítica com o marxismo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista encomendada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844 10.9771/gmed.v1i1.9844 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v1i1.9844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 110-116 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516664356864 |