Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Karine Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teófilo, Rafaela Maria Teixeira, Dos Santos, José Deribaldo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28516
Resumo: É notório o crescimento do estudo e da difusão do pensamento de Antônio Gramsci no Brasil. Presume-se que a criação do Instituto de Gramsci no Brasil (IGS/Brasil), em 2015, tem contribuído para tal. A educação é uma das principais áreas onde se concentra o maior número de estudos acerca do universo categorial que envolve o autor dos Cadernos do Cárcere*. O objetivo do presente artigo consiste em avaliar como tem se dado a presença do referencial gramsciano nesses 10 anos da revista Germinal. Tomando esse referencial como base, pleiteia-se, especificamente, debater algumas das mais significativas categorias gramscianas utilizadas para compreender o fenômeno educativo.Es notorio el crecimiento del estudio y de la difusión del pensamiento de Antônio Gramsci en Brasil. Pensamos que la creación del Instituto de Gramsci en Brasil (IGS / Brasil), en 2015, ha contribuido a ello. La educación es una de las principales áreas donde se concentra el mayor número de estudios acerca del universo categorial que involucra al autor de los Cuadernos de la Cárcel. El objetivo del presente artículo consiste en evaluar cómo se ha dado la presencia del referencial gramsciano en esos 10 años de la revista Germinal. Tomando ese referencial como base, se pretende, específicamente, debatir algunas de las más significativas categorías gramscianas utilizadas para comprender el fenómeno educativo.It’s remarkable the growth of the study and diffusion of Antônio Gramsci's thinking in Brazil. We believe that the creation of the Gramsci Institute in Brazil (IGS / Brazil) in 2015 has contributed to this. Education is one of the main areas where the largest number of studies about the categorial universe involving The Prison Notebooks’ author is concentrated. The aim of the present paper is to evaluate how the presence of the Gramscian referential has occurred in these 10 years of the Germinal magazine. Taking this referential as basis, it is specifically intended to discuss some of the most significant Gramscian categories used to understand the educational phenomenon.
id UFBA-10_bbc621f6cc282218680238b596b4a5e2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28516
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existênciaGramsciEducaçãoHegemoniaÉ notório o crescimento do estudo e da difusão do pensamento de Antônio Gramsci no Brasil. Presume-se que a criação do Instituto de Gramsci no Brasil (IGS/Brasil), em 2015, tem contribuído para tal. A educação é uma das principais áreas onde se concentra o maior número de estudos acerca do universo categorial que envolve o autor dos Cadernos do Cárcere*. O objetivo do presente artigo consiste em avaliar como tem se dado a presença do referencial gramsciano nesses 10 anos da revista Germinal. Tomando esse referencial como base, pleiteia-se, especificamente, debater algumas das mais significativas categorias gramscianas utilizadas para compreender o fenômeno educativo.Es notorio el crecimiento del estudio y de la difusión del pensamiento de Antônio Gramsci en Brasil. Pensamos que la creación del Instituto de Gramsci en Brasil (IGS / Brasil), en 2015, ha contribuido a ello. La educación es una de las principales áreas donde se concentra el mayor número de estudios acerca del universo categorial que involucra al autor de los Cuadernos de la Cárcel. El objetivo del presente artículo consiste en evaluar cómo se ha dado la presencia del referencial gramsciano en esos 10 años de la revista Germinal. Tomando ese referencial como base, se pretende, específicamente, debatir algunas de las más significativas categorías gramscianas utilizadas para comprender el fenómeno educativo.It’s remarkable the growth of the study and diffusion of Antônio Gramsci's thinking in Brazil. We believe that the creation of the Gramsci Institute in Brazil (IGS / Brazil) in 2015 has contributed to this. Education is one of the main areas where the largest number of studies about the categorial universe involving The Prison Notebooks’ author is concentrated. The aim of the present paper is to evaluate how the presence of the Gramscian referential has occurred in these 10 years of the Germinal magazine. Taking this referential as basis, it is specifically intended to discuss some of the most significant Gramscian categories used to understand the educational phenomenon.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2851610.9771/gmed.v10i3.28516Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 121-1302175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28516/18932Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Karine MartinsTeófilo, Rafaela Maria TeixeiraDos Santos, José Deribaldo Gomes2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28516Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
title Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
spellingShingle Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
Sobral, Karine Martins
Gramsci
Educação
Hegemonia
title_short Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
title_full Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
title_fullStr Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
title_full_unstemmed Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
title_sort Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência
author Sobral, Karine Martins
author_facet Sobral, Karine Martins
Teófilo, Rafaela Maria Teixeira
Dos Santos, José Deribaldo Gomes
author_role author
author2 Teófilo, Rafaela Maria Teixeira
Dos Santos, José Deribaldo Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Karine Martins
Teófilo, Rafaela Maria Teixeira
Dos Santos, José Deribaldo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
Educação
Hegemonia
topic Gramsci
Educação
Hegemonia
description É notório o crescimento do estudo e da difusão do pensamento de Antônio Gramsci no Brasil. Presume-se que a criação do Instituto de Gramsci no Brasil (IGS/Brasil), em 2015, tem contribuído para tal. A educação é uma das principais áreas onde se concentra o maior número de estudos acerca do universo categorial que envolve o autor dos Cadernos do Cárcere*. O objetivo do presente artigo consiste em avaliar como tem se dado a presença do referencial gramsciano nesses 10 anos da revista Germinal. Tomando esse referencial como base, pleiteia-se, especificamente, debater algumas das mais significativas categorias gramscianas utilizadas para compreender o fenômeno educativo.Es notorio el crecimiento del estudio y de la difusión del pensamiento de Antônio Gramsci en Brasil. Pensamos que la creación del Instituto de Gramsci en Brasil (IGS / Brasil), en 2015, ha contribuido a ello. La educación es una de las principales áreas donde se concentra el mayor número de estudios acerca del universo categorial que involucra al autor de los Cuadernos de la Cárcel. El objetivo del presente artículo consiste en evaluar cómo se ha dado la presencia del referencial gramsciano en esos 10 años de la revista Germinal. Tomando ese referencial como base, se pretende, específicamente, debatir algunas de las más significativas categorías gramscianas utilizadas para comprender el fenómeno educativo.It’s remarkable the growth of the study and diffusion of Antônio Gramsci's thinking in Brazil. We believe that the creation of the Gramsci Institute in Brazil (IGS / Brazil) in 2015 has contributed to this. Education is one of the main areas where the largest number of studies about the categorial universe involving The Prison Notebooks’ author is concentrated. The aim of the present paper is to evaluate how the presence of the Gramscian referential has occurred in these 10 years of the Germinal magazine. Taking this referential as basis, it is specifically intended to discuss some of the most significant Gramscian categories used to understand the educational phenomenon.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28516
10.9771/gmed.v10i3.28516
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28516
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i3.28516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28516/18932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 121-130
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1754639324517761024