A QUESTÃO EDUCACIONAL NAS OBRAS DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS. 2013.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Mario Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13101
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo problematizar as proposições de Marx e Engels sobre a educação, tendo como referência a crítica ao modo de produção capitalista e a necessidade de sua superação. Para tanto, o trabalho está organizado em duas partes: na primeira, investigamos o contexto histórico em que Marx e Engels viveram, com o propósito de melhor compreender a base material sobre a qual o materialismo histórico dialético se erigiu. Na segunda parte, problematizamos a instrução europeia nos séculos XVIII e XIX e a inserção de Marx e Engels no debate educacional de seu tempo. Por meio da pesquisa é possível perceber que a questão educacional nas obras de Marx e Engels está associada aos seus estudos sobre o desenvolvimento do modo de produção capitalista e seus desdobramentos contraditórios na organização da vida social. Isso implica, portanto, considerar a função desempenhada pela educação escolar na manutenção e expansão do capitalismo, bem como, contraditoriamente, em que medida ela contribui para o projeto revolucionário da classe trabalhadora em vista da construção do comunismo. Ao concluir esta dissertação notamos que Marx e Engels não construíram uma pedagogia, tão pouco uma teoria educacional, senão um amplo sistema teórico sobre a sociedade capitalista que na sua totalidade abarcou as questões acerca da formação humana, da educação da classe trabalhadora e da instrução pública. Contudo, entendemos o legado marxiano como uma perspectiva revolucionária que se mantém atual no desvelamento da sociedade capitalista, pois possibilita e potencializa a transformação revolucionária da realidade. Por isso, os estudos de Marx e Engels são necessários à problematização da educação, que ao propor a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre pensar e fazer, faz a defesa intransigente de uma formação humana integral, centrada em conteúdos que está para além da ordem do capitalismo. 
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