Empresariamento da educação na formação do técnico em Enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43482 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é compreender aspectos que circunscrevem a formação técnica em Enfermagem, que é o curso com maior quantitativo de matrículas no Rio de Janeiro. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com docentes e representantes do campo da Enfermagem. De modo a auxiliar a análise, estudamos a bibliografia que contempla a historiografia do ensino e da profissão da Enfermagem no Brasil, destacando aspectos referentes à formação técnica. Pudemos concluir que a formação do técnico em Enfermagem está subsumida à forma mercadoria, por meio das dimensões da mercantilização e mercadorização, o que subjaz característica do empresariamento da educação, sendo determinada por esta em diversos níveis de complexidade estrutural, curricular e ideológica |
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Empresariamento da educação na formação do técnico em EnfermagemEducação ProfissionalTécnico em EnfermagemEmpresariamento da educaçãoMercadoriaTrabalho e EducaçãoO objetivo do presente artigo é compreender aspectos que circunscrevem a formação técnica em Enfermagem, que é o curso com maior quantitativo de matrículas no Rio de Janeiro. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com docentes e representantes do campo da Enfermagem. De modo a auxiliar a análise, estudamos a bibliografia que contempla a historiografia do ensino e da profissão da Enfermagem no Brasil, destacando aspectos referentes à formação técnica. Pudemos concluir que a formação do técnico em Enfermagem está subsumida à forma mercadoria, por meio das dimensões da mercantilização e mercadorização, o que subjaz característica do empresariamento da educação, sendo determinada por esta em diversos níveis de complexidade estrutural, curricular e ideológicaUniversidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4348210.9771/gmed.v13i1.43482Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 397-4272175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43482/24620Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessGawryszewski, BrunoBovolenta, Marília BittencourtFarias, Maria Eduarda Araújo Lima de2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43482Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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