As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade. |
id |
UFBA-10_dcc885f6072a34e027e61b3d37196fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49736 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da EducaçãoEric HobsbawmHistóriaHistoriografiaHistória da EducaçãoMarxismoO objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 474-4872175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736/28298Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLonghini Vicençoni, DanielDelmônico de Araújo Futata, Marli Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49736Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
title |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
spellingShingle |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação Longhini Vicençoni, Daniel Eric Hobsbawm História Historiografia História da Educação Marxismo |
title_short |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
title_full |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
title_fullStr |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
title_full_unstemmed |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
title_sort |
As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação |
author |
Longhini Vicençoni, Daniel |
author_facet |
Longhini Vicençoni, Daniel Delmônico de Araújo Futata, Marli Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Delmônico de Araújo Futata, Marli Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longhini Vicençoni, Daniel Delmônico de Araújo Futata, Marli Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eric Hobsbawm História Historiografia História da Educação Marxismo |
topic |
Eric Hobsbawm História Historiografia História da Educação Marxismo |
description |
O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736/28298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 474-487 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519558426624 |