As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhini Vicençoni, Daniel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Delmônico de Araújo Futata, Marli, Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736
Resumo: O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.
id UFBA-10_dcc885f6072a34e027e61b3d37196fe3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49736
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da EducaçãoEric HobsbawmHistóriaHistoriografiaHistória da EducaçãoMarxismoO objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 474-4872175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736/28298Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLonghini Vicençoni, DanielDelmônico de Araújo Futata, Marli Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49736Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
title As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
spellingShingle As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
Longhini Vicençoni, Daniel
Eric Hobsbawm
História
Historiografia
História da Educação
Marxismo
title_short As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
title_full As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
title_fullStr As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
title_full_unstemmed As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
title_sort As contribuições de Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a historiografia da Educação
author Longhini Vicençoni, Daniel
author_facet Longhini Vicençoni, Daniel
Delmônico de Araújo Futata, Marli
Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar
author_role author
author2 Delmônico de Araújo Futata, Marli
Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhini Vicençoni, Daniel
Delmônico de Araújo Futata, Marli
Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Eric Hobsbawm
História
Historiografia
História da Educação
Marxismo
topic Eric Hobsbawm
História
Historiografia
História da Educação
Marxismo
description O objetivo do artigo é analisar as contribuições do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) para a História e para a Historiografia da Educação. Neste estudo, foram utilizados os métodos de análise histórica. O texto aborda a atuação política de Eric Hobsbawm além das contribuições teóricas do autor para os historiadores da Educação. Sua obra se transformou em referência para os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e permite uma significativa renovação dos debates e das pesquisas, o que leva a importantes avanços nas discussões sobre os temas relativos à vida em sociedade na atualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49736/28298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 474-487
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519558426624