Estado e políticas educacionais: questões epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argüelles da Costa, Regis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33603
Resumo: O objetivo deste estudo é elaborar um programa de pesquisa das políticas educacionais que dê conta da totalidade histórica. Partirá das reflexões sobre o Estado ampliado e a hegemonia política de classes no capitalismo, bem como sobre o papel dos intelectuais e dos aparelhos privados de hegemonia (APHs) na questão educacional. Um programa de pesquisa de políticas educacionais norteado por esses princípios deve (1) mapear e analisar os APHs e seus intelectuais orgânicos que atuam no setor; (2) analisar as principais estratégias de sistematização e divulgação de parâmetros para as políticas educacionais; e (3) compreender as estratégias utilizadas pelos diferentes sujeitos coletivos em sua atuação e em sua influência no Estado estrito.
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