LA IMPORTANCIA DE LA CONCEPCIÓN DE LA ENCUESTA OBRERA DE MARX PARA LA INVESTIGACIÓN EN EL ÁMBITO DEL SINDICALISMO EN LA EDUCACIÓN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Moreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51408
Resumo: Este artículo se basa en el marco teórico-metodológico de Marx, especialmente em la Encuesta Obrera, publicada em 1880. El objetivo es rescatar el cuestionario de Marx, tratándolo como un valioso instrumento para el desarrollo de la investigación sobre el sindicalismo em Educación. Así, se abordará lo seguiente: i) la concepción de la Encuesta de Trabajadores, situado em el contexto histórico em que se produjo, trayendo sus princípios, objetivos y elementos metodológicos; ii) la importância de utilizar este instrumento dentro del sindicalismo en la Educación, trayendo como ejemplo empírico una encuesta organizada por la Asociación de Profesores de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (Asduerj), realizada durante el período de la crisis sanitaria de la Covid-19. ALMEIDA, Enaile. OMS inclui o Burnout na lista de doenças do trabalho. UFMG Notícias. Univerisdade Federal de Minas Gerais, 2022. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas-do-trabalho>. Acesso em: 17 abr. 2022. ALVES, Júlio César Lopardo; JACKSON FILHO, José Marçal. Trabalho, Saúde e Formação Política na Enquete Operária de Marx. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 15 n. 1, p. 13-31, jan./abr. 2017. AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A pós-graduação e os sentidos da pesquisa em tempos de produtivismo acadêmico. Anais... XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018. ASDUERJ. Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa Trabalho docente na Uerj em tempos de pandemia. Descrição dos dados, 2021. Disponível em: <https://asduerj.org/v7/wp-content/uploads/2021/02/24fev.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2022. CONSU. CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Resolução Nº 12/2020. Estabelece garantias e direitos dos servidores e estudantes da Uerj, em razão da adoção do trabalho remoto e do ensino remoto emergencial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <http://www.boluerj.uerj.br/pdf/re_00122020_06112020.pdf>. Acesso em: 22 de março de 2022. DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea São Paulo: Boitempo, 2008. DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho docente do assistente social nas federais: contradições e resistências em tempos de intensificação e produtivismo acadêmico. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de Cultura. Ação política. Americanismo e fordismo. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. v. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b. LANZARDO, Dario. Marx e a Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. MANCEBO, Deise. Trabalho docente remoto da Uerj  e a utilização de tecnologias digitais. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 7-13, 2021. MARX, Karl. O questionário de 1880. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2014. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. RAMMINGER, Tatiana; ATHAYDE, Milton Raimundo Cidreira de.; BRITO, Jussara.  Ampliando o diálogo entre trabalhadores e profissionais de pesquisa: alguns métodos de pesquisa-intervenção para o campo da saúde do trabalhador. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n.11, p. 3.191-3.202, 2013. PANZIERI, Raniero. A concepção Socialista da Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. RIBEIRO. Fátima Sueli. Os custos da precarização do trabalho docente na emergência sanitária. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 14-24, 2021. SILVA, Amanda Moreira. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº 09, p. 587-610, jul.-dez./2020. SILVA, Amanda Moreira. Precarização e intensificação do trabalho docente na Uerj durante a pandemia. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 25-34 2021. THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.
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Así, se abordará lo seguiente: i) la concepción de la Encuesta de Trabajadores, situado em el contexto histórico em que se produjo, trayendo sus princípios, objetivos y elementos metodológicos; ii) la importância de utilizar este instrumento dentro del sindicalismo en la Educación, trayendo como ejemplo empírico una encuesta organizada por la Asociación de Profesores de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (Asduerj), realizada durante el período de la crisis sanitaria de la Covid-19. ALMEIDA, Enaile. OMS inclui o Burnout na lista de doenças do trabalho. UFMG Notícias. Univerisdade Federal de Minas Gerais, 2022. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas-do-trabalho>. Acesso em: 17 abr. 2022. ALVES, Júlio César Lopardo; JACKSON FILHO, José Marçal. Trabalho, Saúde e Formação Política na Enquete Operária de Marx. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 15 n. 1, p. 13-31, jan./abr. 2017. AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A pós-graduação e os sentidos da pesquisa em tempos de produtivismo acadêmico. Anais... XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018. ASDUERJ. Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa Trabalho docente na Uerj em tempos de pandemia. Descrição dos dados, 2021. Disponível em: <https://asduerj.org/v7/wp-content/uploads/2021/02/24fev.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2022. CONSU. CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Resolução Nº 12/2020. Estabelece garantias e direitos dos servidores e estudantes da Uerj, em razão da adoção do trabalho remoto e do ensino remoto emergencial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <http://www.boluerj.uerj.br/pdf/re_00122020_06112020.pdf>. Acesso em: 22 de março de 2022. DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea São Paulo: Boitempo, 2008. DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho docente do assistente social nas federais: contradições e resistências em tempos de intensificação e produtivismo acadêmico. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de Cultura. Ação política. Americanismo e fordismo. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. v. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b. LANZARDO, Dario. Marx e a Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. MANCEBO, Deise. Trabalho docente remoto da Uerj  e a utilização de tecnologias digitais. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 7-13, 2021. MARX, Karl. O questionário de 1880. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2014. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. RAMMINGER, Tatiana; ATHAYDE, Milton Raimundo Cidreira de.; BRITO, Jussara.  Ampliando o diálogo entre trabalhadores e profissionais de pesquisa: alguns métodos de pesquisa-intervenção para o campo da saúde do trabalhador. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n.11, p. 3.191-3.202, 2013. PANZIERI, Raniero. A concepção Socialista da Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987. RIBEIRO. Fátima Sueli. Os custos da precarização do trabalho docente na emergência sanitária. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 14-24, 2021. SILVA, Amanda Moreira. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº 09, p. 587-610, jul.-dez./2020. SILVA, Amanda Moreira. Precarização e intensificação do trabalho docente na Uerj durante a pandemia. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 25-34 2021. THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.O presente artigo tem como aporte o referencial teórico-metodológico de Marx, principalmente a Enquete operária, publicada em 1880. O objetivo é resgatar o questionário de Marx tratando-o como um instrumento valioso para o desenvolvimento de pesquisas no sindicalismo em Educação. Assim, serão abordados: i) a concepção da Enquete operária, localizada no contexto histórico em que foi produzida, trazendo os seus princípios, objetivos e elementos metodológicos; ii) a importância da utilização desse instrumento no interior do sindicalismo em Educação, trazendo como exemplo empírico uma pesquisa realizada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj), realizada no período da crise sanitária da Covid-19.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5140810.9771/gmed.v15i1.51408Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 368-3872175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51408/29047Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Amanda Moreira da2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51408Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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