Atores e disputas: a quem interessam as políticas públicas do campo educacional?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43326 |
Resumo: | O presente trabalho visa identificar quais os atores envolvidos e a influência de organizações sem fins lucrativos na formulação da Base Nacional Comum, no intuito de buscar compreender como se organizam, quais arenas ocupam e de que modo contribuíram ou não na formulação dessa política regulamentadora. Pretende, desse modo, identificar atores, como o Movimento pela Base Nacional Comum – que exerceu protagonismo na formulação de alternativas políticas – e associações, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), que participaram da proposta de Base Nacional. O artigo também busca analisar os mecanismos e estratégias utilizadas para influenciar no processo de formulação, como o recurso e o financiamento disponível para os atores que disputaram projetos políticos, de implementação de novos paradigmas curriculares, utilizando como estratégia metodológica o estudo de caso, que possibilita uma análise concreta sobre como operam categorias como bottom up, accountaubility, atores políticos, assim como a participação de instituições não-estatais na formulação de políticas públicas. |
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