REFLEXÕES SOBRE MARXISMO E PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Subtil, Maria Jose Dozza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16439
Resumo:  O artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais embasada nas formulações marxianas e marxistas.  Parte dos escritos de Marx   com referências específicas sobre o seu método de investigação (MARX, 1983, 2003, 2013) e de outros autores que interpretam e atualizam a sua produção (CHASIN, KOSIK, LUKÁCS).  Postula que nessa perspectiva as interpretações das políticas devem ser remetidas aos determinantes mais amplos da sociedade, em especial à estrutura econômica e à luta de classes. Conceitua a totalidade, a mediação e a contradição como   categorias metodológicas indispensáveis para a análise dos fatos. Afirma a prática social – o contexto práxico econômico, político, educacional, num dado tempo e espaço históricos -, como ponto de partida e de chegada de toda investigação e   critério de verdade na interpretação das possibilidades e limites das políticas educacionais.
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