Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Luana Furtado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cassandre, Marcio Pascoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507
Resumo: A abordagem da Aprendizagem Organizacional (AO) vem se destacando nos últimos anos na área dos Estudos Organizacionais. É nesse contexto que emergiram diversas perspectivas da AO, com a intenção de tentar explicar seus principais conceitos e processos. Desta forma, surgiram múltiplos enfoques na área de AO, tornando-a uma temática complexa e até mesmo confusa. Tendo em vista que a abordagem social da aprendizagem considera o sujeito como um ser em constante atividade e interação, que encontra-se inserido em um contexto sociocultural, é que o elemento emoção torna-se importante de ser discutido. Diante disso, o objetivo deste trabalho é de fornecer caminhos para a compreensão do elemento emoção para AO, enfatizando o valor de tal fator para a aprendizagem no contexto organizacional. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica, realizou-se um ensaio teórico, abrangendo algumas abordagens de AO em que elemento emoção tem influência no processo de AO.
id UFBA-11_4262a1a594c730db17c9e97e82deb993
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25507
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”Aprendizagem Organizacional. Abordagem Social. Interação. Conhecimento. Emoção.A abordagem da Aprendizagem Organizacional (AO) vem se destacando nos últimos anos na área dos Estudos Organizacionais. É nesse contexto que emergiram diversas perspectivas da AO, com a intenção de tentar explicar seus principais conceitos e processos. Desta forma, surgiram múltiplos enfoques na área de AO, tornando-a uma temática complexa e até mesmo confusa. Tendo em vista que a abordagem social da aprendizagem considera o sujeito como um ser em constante atividade e interação, que encontra-se inserido em um contexto sociocultural, é que o elemento emoção torna-se importante de ser discutido. Diante disso, o objetivo deste trabalho é de fornecer caminhos para a compreensão do elemento emoção para AO, enfatizando o valor de tal fator para a aprendizagem no contexto organizacional. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica, realizou-se um ensaio teórico, abrangendo algumas abordagens de AO em que elemento emoção tem influência no processo de AO.Universidade Federal da Bahia2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 2 (2018)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507/16624Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Luana FurtadoCassandre, Marcio Pascoal2018-09-04T08:06:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25507Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-09-04T08:06:18Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
title Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
spellingShingle Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
Vilas Boas, Luana Furtado
Aprendizagem Organizacional. Abordagem Social. Interação. Conhecimento. Emoção.
title_short Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
title_full Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
title_fullStr Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
title_full_unstemmed Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
title_sort Aprendizagem Organizacional: Um Enfoque acerca da Abordagem Social da Aprendizagem e o Elemento “Emoção”
author Vilas Boas, Luana Furtado
author_facet Vilas Boas, Luana Furtado
Cassandre, Marcio Pascoal
author_role author
author2 Cassandre, Marcio Pascoal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Luana Furtado
Cassandre, Marcio Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional. Abordagem Social. Interação. Conhecimento. Emoção.
topic Aprendizagem Organizacional. Abordagem Social. Interação. Conhecimento. Emoção.
description A abordagem da Aprendizagem Organizacional (AO) vem se destacando nos últimos anos na área dos Estudos Organizacionais. É nesse contexto que emergiram diversas perspectivas da AO, com a intenção de tentar explicar seus principais conceitos e processos. Desta forma, surgiram múltiplos enfoques na área de AO, tornando-a uma temática complexa e até mesmo confusa. Tendo em vista que a abordagem social da aprendizagem considera o sujeito como um ser em constante atividade e interação, que encontra-se inserido em um contexto sociocultural, é que o elemento emoção torna-se importante de ser discutido. Diante disso, o objetivo deste trabalho é de fornecer caminhos para a compreensão do elemento emoção para AO, enfatizando o valor de tal fator para a aprendizagem no contexto organizacional. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica, realizou-se um ensaio teórico, abrangendo algumas abordagens de AO em que elemento emoção tem influência no processo de AO.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25507/16624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 2 (2018)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1754732646483623936