Os Resultados da Implementação da Política de Cotas em um Campus Universitário Federal no Interior do Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Luca Buckup
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Exner, Marina Katurchi, Gandolfi, Peterson Elizandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24061
Resumo: Este trabalho visa analisar os resultados da implementação da política de cotas no Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Como objetivos específicos, optou-se por verificar uma dimensão quantitativa, analisando se houve diferença entre o desempenho de estudantes que entraram por cotas e de estudantes que não entraram por cotas, e identificar as dimensões qualitativas relacionadas ao pertencimento e identificação do aluno com a Universidade. Do ponto de vista quantitativo, a pesquisa buscou analisar todas as notas dos estudantes, desde o início da implementação das cotas no ano de 2013, avaliando o desempenho dos estudantes cotistas e não cotistas a partir de um indicador relacionado às notas finais por disciplinas. Do ponto de vista qualitativo, foram realizadas 55 entrevistas com os vários atores do Campus, representados por estudantes cotistas e não cotistas, professores, coordenadores e representantes das lideranças estudantis, os quais abordaram categorias como defasagem, informação, satisfação, desempenho e dimensão política. Como resultados, pode-se concluir que, de fato, não há diferenças relevantes entre alunos cotistas e não cotistas, quanto ao desempenho acadêmico e quanto à sensação de pertencimento na Universidade. Ainda, não foi constatado um ambiente político no Campus em que haja abertura para que se discuta temas como cotas e meritocracia, por exemplo. 
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