Produzindo o Desfile de uma Escola de Samba: Contribuições da Epistemologia de Schatzki
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/14409 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio teórico é analisar as contribuições da epistemologia de Schatzki na compreensão das escolas de samba e da produção do desfile carnavalesco. Essas agremiações são organizações tipicamente brasileiras, cujo objetivo principal é desfilar no carnaval. Em um sentido amplo, o carnaval não significa apenas um festejo, mas toda sua preparação. Assim, a produção de um desfile é um conjunto de práticas que ganha forma na avenida. Esse entendimento está alinhado com a “virada” da prática, sendo Schatzki um dos principais autores contemporâneos desse campo. Ao assumir que as organizações são fenômenos sociais que precisam ser analisados como um acontecimento, encontrando-se em constante estado de (re)constituição, a perspectiva da prática pode contribuir para a análise da escola de samba para além da performance do desfile, assim como para a compreensão da produção do carnaval como um conjunto organizado de práticas. Apesar de relevantes, esses temas ainda não foram muito explorados pelos estudos organizacionais. |
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