Gestão, Imaginário Social e Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, João Gualberto Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483
Resumo: Para entendermos o processo social-histórico que gerou a administração tal como a praticamos no Brasil, é fundamental recorrermos a um universo conceitual que nos permita aprofundar questões e visitar o passado de forma densa. O conceito de Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982) aplicado à construção da sociedade brasileira permite-nos perceber toda uma rede de Significações Imaginárias Sociais, as quais dão vida e coesão às nossas práticas sociais. Afinal, é a partir deste conceito que podemos compreender a formação dos atores sociais que dão significado ao trabalho e a sua gestão entre nós. Dentre estes atores, certamente, o chamado Coronel funcionou como uma espécie de Mestre da Significação (VASCONCELLOS, 1995). Organizou as várias instituições imaginárias que compõem o poder no Brasil e a todos submeteu com o seu jugo. Tão forte são suas raízes que sua herança ainda é muito clara no mundo das organizações brasileiras. Afinal ele as instituiu. Para compreender este universo, recorremos à literatura, mais especificamente ao romance regional brasileiro, através de quatro grandes autores: Jorge Amado, Érico Veríssimo, Wilson Lins e José Lins do Rego. Seus romances permitem-nos compreender nosso processo social-histórico na produção social dos indivíduos, dentro de nosso Imaginário. A utilização da literatura como elemento esclarecedor do imaginário social brasileiro apoia-se nos estudos de autores como Bárbara Czarniawska (1994), os quais apontam na direção dos trabalhos qualitativos ancorados na literatura como instrumento analítico poderoso.
id UFBA-11_f6714a76a1337170854eb51998accf25
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12483
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Gestão, Imaginário Social e LiteraturaImaginário SocialLiteraturaRepresentaçõesGestão BrasileiraCastoriadisPara entendermos o processo social-histórico que gerou a administração tal como a praticamos no Brasil, é fundamental recorrermos a um universo conceitual que nos permita aprofundar questões e visitar o passado de forma densa. O conceito de Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982) aplicado à construção da sociedade brasileira permite-nos perceber toda uma rede de Significações Imaginárias Sociais, as quais dão vida e coesão às nossas práticas sociais. Afinal, é a partir deste conceito que podemos compreender a formação dos atores sociais que dão significado ao trabalho e a sua gestão entre nós. Dentre estes atores, certamente, o chamado Coronel funcionou como uma espécie de Mestre da Significação (VASCONCELLOS, 1995). Organizou as várias instituições imaginárias que compõem o poder no Brasil e a todos submeteu com o seu jugo. Tão forte são suas raízes que sua herança ainda é muito clara no mundo das organizações brasileiras. Afinal ele as instituiu. Para compreender este universo, recorremos à literatura, mais especificamente ao romance regional brasileiro, através de quatro grandes autores: Jorge Amado, Érico Veríssimo, Wilson Lins e José Lins do Rego. Seus romances permitem-nos compreender nosso processo social-histórico na produção social dos indivíduos, dentro de nosso Imaginário. A utilização da literatura como elemento esclarecedor do imaginário social brasileiro apoia-se nos estudos de autores como Bárbara Czarniawska (1994), os quais apontam na direção dos trabalhos qualitativos ancorados na literatura como instrumento analítico poderoso.Universidade Federal da Bahia2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 2 (2016)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483/11733Vasconcellos, João Gualberto Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-26T08:06:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12483Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-26T08:06Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão, Imaginário Social e Literatura
title Gestão, Imaginário Social e Literatura
spellingShingle Gestão, Imaginário Social e Literatura
Vasconcellos, João Gualberto Moreira
Imaginário Social
Literatura
Representações
Gestão Brasileira
Castoriadis
title_short Gestão, Imaginário Social e Literatura
title_full Gestão, Imaginário Social e Literatura
title_fullStr Gestão, Imaginário Social e Literatura
title_full_unstemmed Gestão, Imaginário Social e Literatura
title_sort Gestão, Imaginário Social e Literatura
author Vasconcellos, João Gualberto Moreira
author_facet Vasconcellos, João Gualberto Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, João Gualberto Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário Social
Literatura
Representações
Gestão Brasileira
Castoriadis
topic Imaginário Social
Literatura
Representações
Gestão Brasileira
Castoriadis
description Para entendermos o processo social-histórico que gerou a administração tal como a praticamos no Brasil, é fundamental recorrermos a um universo conceitual que nos permita aprofundar questões e visitar o passado de forma densa. O conceito de Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982) aplicado à construção da sociedade brasileira permite-nos perceber toda uma rede de Significações Imaginárias Sociais, as quais dão vida e coesão às nossas práticas sociais. Afinal, é a partir deste conceito que podemos compreender a formação dos atores sociais que dão significado ao trabalho e a sua gestão entre nós. Dentre estes atores, certamente, o chamado Coronel funcionou como uma espécie de Mestre da Significação (VASCONCELLOS, 1995). Organizou as várias instituições imaginárias que compõem o poder no Brasil e a todos submeteu com o seu jugo. Tão forte são suas raízes que sua herança ainda é muito clara no mundo das organizações brasileiras. Afinal ele as instituiu. Para compreender este universo, recorremos à literatura, mais especificamente ao romance regional brasileiro, através de quatro grandes autores: Jorge Amado, Érico Veríssimo, Wilson Lins e José Lins do Rego. Seus romances permitem-nos compreender nosso processo social-histórico na produção social dos indivíduos, dentro de nosso Imaginário. A utilização da literatura como elemento esclarecedor do imaginário social brasileiro apoia-se nos estudos de autores como Bárbara Czarniawska (1994), os quais apontam na direção dos trabalhos qualitativos ancorados na literatura como instrumento analítico poderoso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12483/11733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 2 (2016)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151691108352