Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653 |
Resumo: | Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social. O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. |
id |
UFBA-11_f6b29e0f3c8eac985fd330b17aefa5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24653 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básicaaposentadoriaprofessorescola públicaEste filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social. O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. Universidade Federal da Bahia2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653/15952Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Célia Araújo deCoelho, Fernando de Souza2018-05-20T11:13:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24653Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-20T11:13Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
title |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
spellingShingle |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica Carvalho, Célia Araújo de aposentadoria professor escola pública |
title_short |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
title_full |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
title_fullStr |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
title_sort |
Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica |
author |
Carvalho, Célia Araújo de |
author_facet |
Carvalho, Célia Araújo de Coelho, Fernando de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Fernando de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Célia Araújo de Coelho, Fernando de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aposentadoria professor escola pública |
topic |
aposentadoria professor escola pública |
description |
Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social. O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653/15952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686151759265792 |