SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Dias, Clímaco Cesar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoTextos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/27384
Resumo: O carnaval da cidade de Salvador, importante metrópole brasileira, sempre foi uma das mais expressivas festas de rua do País e pesquisá-lo é algo necessário, pelo fato de este conter muitas das dinâmicas socioespaciais do lugar. Este artigo faz um breve histórico, desde o surgimento da festa até o momento atual, e se detém no período da profissionalização, iniciado na década de 1990, que transforma a festa em uma atividade econômica, fonte de grandes lucros para o segmento de artistas e produtores culturais que fizeram sucesso nacional com o ritmo denominado axé music, integrado à cultura de massas. Tal período foi marcado por uma grande projeção da festa no cenário nacional, mas hegemonizado por um segmento, o bloco de trio comandado por estrelas musicais. Esse modelo, por ser produtor de muitas desigualdades, também produziu muitos conflitos, sobretudo no choque da cultura de massas com a cultura popular, e, atualmente, vive uma crise, que é derivada dos acúmulos dessas exclusões e desigualdades. Existem alguns cenários para o futuro, mas ainda não existem tendências consolidadas. Abstract SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY The carnival in the city of Salvador, important Brazilian city, has always been one of the most expressive public celebrations in this country and is necessary to research it, because this manifestation contains many socio spatial dynamics of the place. This paper draws a brief historical, since the beggining of the party to this days, and concentrates in the professionalization period, started in the 1990’s, that turned the party into an economic activity, source of great profits for performing artists and producers that experienced national success with the musical genre axé music, integrated to the mass culture. That period is known by a great projection of the party in national mainstream, but hegemonized by a segment, i.e. the bloco de trio (large group of people that follows a moving performing stage set up in the top of a large truck, called Trio Elétrico, in a musical parade by the city streets, protected by a line held by private guards). This model, by being producer of many inequalities, also produced many conflicts, mostly in the clashes between mass culture and popular culture and, nowadays, experience a crisis that is a resultant of accumulation of exclusion an inequality. There are a few scenarios for the future, but there are still no consolidate tendencies.
id UFBA-12_c45378ee6394d3a67f1b437d06cbee34
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27384
network_acronym_str UFBA-12
network_name_str GeoTextos (Online)
repository_id_str
spelling SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTYCarnaval de Salvador: o declínio da festa mercantilLugarFestasCultura de massasCultura popularCidadesPlanejamentoO carnaval da cidade de Salvador, importante metrópole brasileira, sempre foi uma das mais expressivas festas de rua do País e pesquisá-lo é algo necessário, pelo fato de este conter muitas das dinâmicas socioespaciais do lugar. Este artigo faz um breve histórico, desde o surgimento da festa até o momento atual, e se detém no período da profissionalização, iniciado na década de 1990, que transforma a festa em uma atividade econômica, fonte de grandes lucros para o segmento de artistas e produtores culturais que fizeram sucesso nacional com o ritmo denominado axé music, integrado à cultura de massas. Tal período foi marcado por uma grande projeção da festa no cenário nacional, mas hegemonizado por um segmento, o bloco de trio comandado por estrelas musicais. Esse modelo, por ser produtor de muitas desigualdades, também produziu muitos conflitos, sobretudo no choque da cultura de massas com a cultura popular, e, atualmente, vive uma crise, que é derivada dos acúmulos dessas exclusões e desigualdades. Existem alguns cenários para o futuro, mas ainda não existem tendências consolidadas. Abstract SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY The carnival in the city of Salvador, important Brazilian city, has always been one of the most expressive public celebrations in this country and is necessary to research it, because this manifestation contains many socio spatial dynamics of the place. This paper draws a brief historical, since the beggining of the party to this days, and concentrates in the professionalization period, started in the 1990’s, that turned the party into an economic activity, source of great profits for performing artists and producers that experienced national success with the musical genre axé music, integrated to the mass culture. That period is known by a great projection of the party in national mainstream, but hegemonized by a segment, i.e. the bloco de trio (large group of people that follows a moving performing stage set up in the top of a large truck, called Trio Elétrico, in a musical parade by the city streets, protected by a line held by private guards). This model, by being producer of many inequalities, also produced many conflicts, mostly in the clashes between mass culture and popular culture and, nowadays, experience a crisis that is a resultant of accumulation of exclusion an inequality. There are a few scenarios for the future, but there are still no consolidate tendencies.O carnaval da cidade de Salvador, importante metrópole brasileira, sempre foi uma das mais expressivas festas de rua do País e pesquisá-lo é algo necessário, pelo fato de este conter muitas das dinâmicas socioespaciais do lugar. Este artigo faz um breve histórico, desde o surgimento da festa até o momento atual, e se detém no período da profissionalização, iniciado na década de 1990, que transforma a festa em uma atividade econômica, fonte de grandes lucros para o segmento de artistas e produtores culturais que fizeram sucesso nacional com o ritmo denominado axé music, integrado à cultura de massas. Tal período foi marcado por uma grande projeção da festa no cenário nacional, mas hegemonizado por um segmento, o bloco de trio comandado por estrelas musicais. Esse modelo, por ser produtor de muitas desigualdades, também produziu muitos conflitos, sobretudo no choque da cultura de massas com a cultura popular, e, atualmente, vive uma crise, que é derivada dos acúmulos dessas exclusões e desigualdades. Existem alguns cenários para o futuro, mas ainda não existem tendências consolidadas. Universidade Federal da Bahia2018-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/2738410.9771/geo.v14i1.27384GeoTextos; Vol. 14, N. 1 (julho de 2018)1984-55371809-189Xreponame:GeoTextos (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/27384/16401Copyright (c) 2018 Clímaco Cesar Siqueira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Dias, Clímaco Cesar2021-12-13T11:50:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27384Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/geotextosPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/oaiangeloserpa@hotmail.com||rodrigomei@hotmail.com1984-55371809-189Xopendoar:2021-12-13T11:50:30GeoTextos (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
Carnaval de Salvador: o declínio da festa mercantil
title SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
spellingShingle SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
Siqueira Dias, Clímaco Cesar
Lugar
Festas
Cultura de massas
Cultura popular
Cidades
Planejamento
title_short SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
title_full SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
title_fullStr SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
title_full_unstemmed SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
title_sort SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY
author Siqueira Dias, Clímaco Cesar
author_facet Siqueira Dias, Clímaco Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Dias, Clímaco Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar
Festas
Cultura de massas
Cultura popular
Cidades
Planejamento
topic Lugar
Festas
Cultura de massas
Cultura popular
Cidades
Planejamento
description O carnaval da cidade de Salvador, importante metrópole brasileira, sempre foi uma das mais expressivas festas de rua do País e pesquisá-lo é algo necessário, pelo fato de este conter muitas das dinâmicas socioespaciais do lugar. Este artigo faz um breve histórico, desde o surgimento da festa até o momento atual, e se detém no período da profissionalização, iniciado na década de 1990, que transforma a festa em uma atividade econômica, fonte de grandes lucros para o segmento de artistas e produtores culturais que fizeram sucesso nacional com o ritmo denominado axé music, integrado à cultura de massas. Tal período foi marcado por uma grande projeção da festa no cenário nacional, mas hegemonizado por um segmento, o bloco de trio comandado por estrelas musicais. Esse modelo, por ser produtor de muitas desigualdades, também produziu muitos conflitos, sobretudo no choque da cultura de massas com a cultura popular, e, atualmente, vive uma crise, que é derivada dos acúmulos dessas exclusões e desigualdades. Existem alguns cenários para o futuro, mas ainda não existem tendências consolidadas. Abstract SALVADOR`S CARNIVAL: THE DECLINE OF MERCANTILE PARTY The carnival in the city of Salvador, important Brazilian city, has always been one of the most expressive public celebrations in this country and is necessary to research it, because this manifestation contains many socio spatial dynamics of the place. This paper draws a brief historical, since the beggining of the party to this days, and concentrates in the professionalization period, started in the 1990’s, that turned the party into an economic activity, source of great profits for performing artists and producers that experienced national success with the musical genre axé music, integrated to the mass culture. That period is known by a great projection of the party in national mainstream, but hegemonized by a segment, i.e. the bloco de trio (large group of people that follows a moving performing stage set up in the top of a large truck, called Trio Elétrico, in a musical parade by the city streets, protected by a line held by private guards). This model, by being producer of many inequalities, also produced many conflicts, mostly in the clashes between mass culture and popular culture and, nowadays, experience a crisis that is a resultant of accumulation of exclusion an inequality. There are a few scenarios for the future, but there are still no consolidate tendencies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/27384
10.9771/geo.v14i1.27384
url https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/27384
identifier_str_mv 10.9771/geo.v14i1.27384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/27384/16401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Clímaco Cesar Siqueira Dias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Clímaco Cesar Siqueira Dias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv GeoTextos; Vol. 14, N. 1 (julho de 2018)
1984-5537
1809-189X
reponame:GeoTextos (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str GeoTextos (Online)
collection GeoTextos (Online)
repository.name.fl_str_mv GeoTextos (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv angeloserpa@hotmail.com||rodrigomei@hotmail.com
_version_ 1797221575995424769