MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva, Ana Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Sexualidade
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132
Resumo: Este artigo reflete as condições do ser mulher na sociedade, assim como, os atravessamentos e experiências causadas por conta do cenário devastador da pandemia por COVID-19. Em que a sobrecarga do feminino, a divisão sexual do trabalho e os marcadores estruturantes sociais sobre os papéis masculinos e femininos, contribuíram nas trajetórias do cuidar dirigindo esta tarefa ao feminino. Desta maneira, com a conjuntura pandêmica a violência de sobrecarga que se inicia no lar, agora mede forças com o espaço público em que o contexto do Home Office reúne os dois espaços e funções opostas em um resultado exaustivo e adoecedor paras as mulheres, que são afetadas de maneiras distintas levando em conta os aspectos raciais e de classe. Diante disso, o artigo retrata como a esfera do lar é considerado um trabalho não remunerado, mas que, sobretudo, ampara as estruturas do patriarcado e consequentemente o capital simbólico. Com a finalidade de analisar e identificar as construções sociais e simbólicas sobre o papel do cuidado de modo descritivo e qualitativo pautado nos estigmas sociais ao gênero e sobre a solidão da pandemia do cuidado. Para isso, serão utilizados referenciais teóricos a partir de vozes feministas da contemporaneidade, dispostas em seções, com o objetivo de compreender as cargas seculares e a solidão das mulheres, especialmente negras, carregadas de “Dororidades”.
id UFBA-13_d668538b3bbcea4a5655d85a52bb1a85
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45132
network_acronym_str UFBA-13
network_name_str Revista Direito e Sexualidade
repository_id_str
spelling MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃOEste artigo reflete as condições do ser mulher na sociedade, assim como, os atravessamentos e experiências causadas por conta do cenário devastador da pandemia por COVID-19. Em que a sobrecarga do feminino, a divisão sexual do trabalho e os marcadores estruturantes sociais sobre os papéis masculinos e femininos, contribuíram nas trajetórias do cuidar dirigindo esta tarefa ao feminino. Desta maneira, com a conjuntura pandêmica a violência de sobrecarga que se inicia no lar, agora mede forças com o espaço público em que o contexto do Home Office reúne os dois espaços e funções opostas em um resultado exaustivo e adoecedor paras as mulheres, que são afetadas de maneiras distintas levando em conta os aspectos raciais e de classe. Diante disso, o artigo retrata como a esfera do lar é considerado um trabalho não remunerado, mas que, sobretudo, ampara as estruturas do patriarcado e consequentemente o capital simbólico. Com a finalidade de analisar e identificar as construções sociais e simbólicas sobre o papel do cuidado de modo descritivo e qualitativo pautado nos estigmas sociais ao gênero e sobre a solidão da pandemia do cuidado. Para isso, serão utilizados referenciais teóricos a partir de vozes feministas da contemporaneidade, dispostas em seções, com o objetivo de compreender as cargas seculares e a solidão das mulheres, especialmente negras, carregadas de “Dororidades”.Universidade Federal da Bahia (UFBA)2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/4513210.9771/revdirsex.v2i2.45132Revista Direito e Sexualidade; v. 2 n. 2 (2021) | Revista Direito e Sexualidade2675-3596reponame:Revista Direito e Sexualidadeinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132/2569910.18471/rbe.v29i2.12596.s2272Copyright (c) 2021 amboshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, Ana Caroline2023-01-19T19:44:29Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45132Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/indexPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/oaigrupodireitoesexualidade@gmail.com ; nucleosibi@ufba.br2675-35962675-3596opendoar:2023-01-19T19:44:29Revista Direito e Sexualidade - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
title MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
spellingShingle MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
Oliveira da Silva, Ana Caroline
title_short MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
title_full MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
title_fullStr MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
title_full_unstemmed MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
title_sort MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
author Oliveira da Silva, Ana Caroline
author_facet Oliveira da Silva, Ana Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira da Silva, Ana Caroline
description Este artigo reflete as condições do ser mulher na sociedade, assim como, os atravessamentos e experiências causadas por conta do cenário devastador da pandemia por COVID-19. Em que a sobrecarga do feminino, a divisão sexual do trabalho e os marcadores estruturantes sociais sobre os papéis masculinos e femininos, contribuíram nas trajetórias do cuidar dirigindo esta tarefa ao feminino. Desta maneira, com a conjuntura pandêmica a violência de sobrecarga que se inicia no lar, agora mede forças com o espaço público em que o contexto do Home Office reúne os dois espaços e funções opostas em um resultado exaustivo e adoecedor paras as mulheres, que são afetadas de maneiras distintas levando em conta os aspectos raciais e de classe. Diante disso, o artigo retrata como a esfera do lar é considerado um trabalho não remunerado, mas que, sobretudo, ampara as estruturas do patriarcado e consequentemente o capital simbólico. Com a finalidade de analisar e identificar as construções sociais e simbólicas sobre o papel do cuidado de modo descritivo e qualitativo pautado nos estigmas sociais ao gênero e sobre a solidão da pandemia do cuidado. Para isso, serão utilizados referenciais teóricos a partir de vozes feministas da contemporaneidade, dispostas em seções, com o objetivo de compreender as cargas seculares e a solidão das mulheres, especialmente negras, carregadas de “Dororidades”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132
10.9771/revdirsex.v2i2.45132
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132
identifier_str_mv 10.9771/revdirsex.v2i2.45132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132/25699
10.18471/rbe.v29i2.12596.s2272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ambos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ambos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direito e Sexualidade; v. 2 n. 2 (2021) | Revista Direito e Sexualidade
2675-3596
reponame:Revista Direito e Sexualidade
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Direito e Sexualidade
collection Revista Direito e Sexualidade
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Sexualidade - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv grupodireitoesexualidade@gmail.com ; nucleosibi@ufba.br
_version_ 1797053934217461760